Por que vistoriar imóveis em construção?

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno futuro, quando este oferecer prejuízos à normalidade. A mesma suposição pode ser utilizada na construção imobiliária, como veremos a seguir.

Em um processo de edificação, é comum que a empresa responsável se depare com diferentes imprevistos ao longo da jornada, dificuldades essas que podem alterar todo o planejamento da construção. Sendo assim, é importante estar atento desde o início e até o final do projeto, para que sejam evitados quaisquer tipos de prejuízos.

A construção imobiliária, por sua natureza, oferece aos gestores da obra possibilidade de controlar à risca todas as etapas realizadas pela equipe. Além disso, seja em razão da tecnologia existente ou a técnica desenvolvida até os dias atuais, a vistoria imobiliária tornou-se o serviço mais eficaz para garantir que projetos de edificação atendam às expectativas propostas.

Preciso me manter fiel ao cronograma de obra, e agora?

Continuar fiel ao cronograma, mesmo com tantos imprevistos durante a jornada construtiva, é uma tarefa que requer expertise aos responsáveis pela gestão. O maior desafio é conciliar a execução de tarefas com o tempo que exigem da equipe envolvida e, ainda assim, antecipar novas barreiras que possam aparecer durante o processo.

Apesar de a tarefa não ser fácil, é possível gerenciar o planejamento de obra sem perder controle da situação. Entre os segredos para sucesso está a capacidade de realizar concessões mirando nas alternativas mais eficientes. Pois, mesmo que o cenário ideal seja a fidelidade impecável ao cronograma, os ajustes corretos proporcionam reequilíbrio à construção que um dia esteve prejudicada.

Contudo, ainda que seja natural realizar mudanças ao longo do processo, deve-se trabalhar com antecipação. Em outras palavras, os ajustes precisam ocorrer de maneira a prevenir prejuízos, e não os remediar, e isso é possível apenas quando existe controle em cada uma das etapas que compõem a jornada de construção – exatamente a função das vistorias imobiliárias.

Os segredos de uma boa vistoria imobiliária

Em processos de construção, as vistorias imobiliárias são serviços prestados com objetivo de atestar a situação de um imóvel, seja aquele que está em edificação ou unidades localizadas no entorno da obra. Entre as suas principais utilidades, são citadas a consciência sobre o rumo que o projeto está seguindo, a segurança para que os próximos passos sejam dados com sabedoria e a redução de custos no decorrer da empreitada.

Apesar de que muitas construtoras já têm costume de acompanhar as suas obras com a realização de vistorias imobiliárias, é perceptível que a maior parte delas não realiza de forma adequada esse serviço. Isso porque, a vistoria, para surtir o resultado que se quer atingir, exige a presença de alguns elementos básicos: técnica, tempo e imparcialidade.

Sendo assim, é essencial que o serviço seja realizado por profissionais dedicados somente a esta função. De forma que consigam desempenhar seu papel com bastante atenção e profundidade, aplicando conhecimento específico para essa tarefa. Ainda, considerando que vistorias são serviços prestados de forma pontual, terceirizá-las é a melhor solução para evitar custos desnecessários.

Terceirizar vistorias diminui os custos da construção

A melhor utilização do serviço de vistorias é a contratação de profissionais terceirizados, pois, dessa forma a construtora tem faculdade de escolher parceiros especializados no serviço e capazes de solucionar suas dores com exatidão. Os vistoriadores profissionais compõem uma classe que está em ascensão no mercado, pois tem-se percebido as vantagens que proporcionam ao negócio.

Quando se fala em vistoriador profissional, deve-se imaginar um indivíduo 100% preparado para executar o seu trabalho. No mesmo sentido, a qualidade do seu serviço será sempre superior àquela vistoria feita pelos próprios funcionários da construtora. Isso, porque além de possuírem competência específica para execução, produzem relatórios muito mais completos e imparciais.

Os relatórios gerados a partir de uma vistoria profissional terceirizada, quando feitos a partir de um serviço eficiente, possuem muito mais informações e detalhamento do que aqueles realizados sem a devida expertise. Além disso, havendo ajuizamento de ação referente ao contrato pactuado pela construtora, a vistoria profissional é instrumento de prova para as partes envolvidas, pois possui validade jurídica!


A Rede Vistorias é a maior empresa de vistorias imobiliária profissionais e especializadas do país. Nossa atuação se estende por todos os cantos do território nacional, de maneira a proporcionar segurança e agilidade a todos os processos pelos quais transita um imóvel: desde os primeiros passos em sua construção e até as eventuais transferências em negociações de venda ou locação.

Conheça melhor a Rede Vistorias para Construtoras, através do site e redes sociais. Ou, se preferir, preencha nosso formulário e seja abordado pela equipe comercial!

Mais para explorar