Motivos para terceirizar as vistorias da imobiliária

Motivos para terceirizar as vistorias imobiliárias

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Continuamente, um dos maiores desafios das imobiliárias é a redução de custos. Será que não está na hora de responder essa pergunta: Devo manter uma equipe interna ou terceirizar as vistorias da imobiliária?

Inúmeras imobiliárias possuem uma equipe de vistoriadores dedicados à atividade das vistorias de imóveis de locação e venda. Outras não possuem uma equipe dedicada e atribuem essa tarefa aos seus corretores ou outro colaborador que esteja disponível. Há algumas semanas trouxemos a visão de como calcular de forma mais detalhada os custos fixos de uma equipe interna. Se desejar rever esse post, basta clicar aqui.

Hoje vamos trazer uma reflexão. O que deve ser considerado para definir se é mais interessante para sua imobiliária manter os vistoriadores internos ou terceirizar essa tarefa. Confira alguns motivos:

Fazer o que nasceu para fazer

Creio que sua imobiliária, assim como a maioria que conhecemos, nasceu para vender e alugar imóveis. As vistorias da imobiliária são parte do processo para concluir uma venda ou locação. Não é uma atividade fim, que gere receita para empresa.

A vistoria é um passo extremamente importante na jornada do cliente, concordamos que não pode deixar de ser feita. Contudo, será que é seu corretor a melhor pessoa para fazer isso? Seu corretor é um profissional de vendas, é das receitas de vendas e locações que vivem as imobiliárias.

Se seu corretor está deixando de captar e relacionar com futuros clientes porque está vistoriando imóveis, talvez seja hora de pensar em terceirizar as vistorias da imobiliária.

Evitar problemas judiciais

Temos conhecimento de vários casos judiciais envolvendo inquilinos, imobiliárias e proprietários de imóveis. Por vezes, na saída de um imóvel – divergências no quesito conservação do imóvel – geram discussões e podem parar na justiça para definição de quem tem razão.

Quando a imobiliária provém um laudo de vistoria detalhado facilita que as partes se entendam antes mesmo de ter que parar na justiça. Porém, quando acionar a justiça é inevitável, os juízes tendem a desconsiderar um laudo gerado pela imobiliária. Isso, porque a imobiliária é parte envolvida. Como aceitar uma prova gerada por ela mesma?

Ao terceirizar as vistorias imobiliárias seus laudos são de uma empresa terceira. Desta forma garantem uma imparcialidade das provas.

Redução de custos internos

Você já parou para considerar, se a terceirização de serviços – que não são atividades fim de sua imobiliária – podem gerar economia? Pensando nas vistorias, sugiro que levante esses números.

– Quantas vistorias são feitas por mês na sua imobiliária;

– Qual o custo total para manter a sua equipe de vistoriadores;

– Qual o custo unitário de cada vistoria (resultado da divisão: custo total da equipe pelo número de vistorias feitas);

Com esses dados em mãos fica mais fácil de tomar decisões. É insumo suficiente para comparar seus custos atuais com a oferta de fornecedores que se propõem a terceirizar as vistorias imobiliárias, como é o caso da Rede Vistorias.

Espero que estas reflexões te ajudem a vislumbrar o melhor para sua imobiliária. Manter uma equipe interna para as vistorias ou terceirizar essa atividade. Essa reflexão pode ser replicada a outras atividades que você acredite não ser a atividade fim de sua imobiliária. Em breve traremos novas reflexões.

Sua imobiliária está pronta para mudar se for preciso? Você está focado em manter sua empresa nos trilhos certos? Compartilhe conosco sua visão sobre o tema.

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar