De maneira recorrente, nos últimos anos, as empresas vêm considerando os recursos humanos como um grande ativo. As relações entre empresas e funcionários têm melhorado. As empresas estão mudando essa dinâmica de valorização das pessoas através de avaliações de desempenho, rotina de feedbacks e incentivos ao desenvolvimento profissional. Com as imobiliárias não é diferente. Tendo seu planejamento estratégico definido, ficam mais claras as metas e objetivos. Isso é fundamental para otimizar o controle de produtividade na imobiliária. Parte dessa jornada é avaliar o desempenho individual de cada colaborador e a performance da equipe como um todo.
Controle de produtividade
O controle de produtividade e a organização de suas atividades diárias são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma equipe e, consequentemente, da imobiliária. Para isso, é fundamental que os líderes na sua imobiliária sejam capazes de planejar, acompanhar e avaliar essas atividades ao término dos processos.
Mecanismo do planejamento
O planejamento estratégico de uma imobiliária oferece a base para liderança traçar a atuação de cada colaborador. Com objetivos bem alinhados fica mais fácil direcionar as tarefas de forma assertiva, considerando – inclusive – as competências individuais de todos.
Não se esqueça de trabalhar o alinhamento com os colaboradores. Reuniões com toda a equipe e no formato “um a um” são alternativas muito válidas para repassar o objetivo a ser alcançado. A comunicação é vital no ambiente de trabalho.
Acompanhamento da execução
Acompanhar os processos executados por sua equipe é uma oportunidade enorme para controlar a produtividade. Procure montar uma estrutura que além de ser fácil de monitorar, seja fácil para executar as atividades do dia a dia. Pense primeiro no desempenho do colaborador, aumentando sua produtividade e em seguida no seu, ao avaliar os dados.
Com uma boa tecnologia aliada, por exemplo, seu colaborar ganha tempo e você também, ao acessar dados de seu desempenho com mais rapidez. Como exemplo, em um software de gestão de venda ou locação é possível medir o tempo investido pelo colaborador desde a captação de clientes até o fechamento do negócio. Esse acompanhamento permitirá entender o ciclo de venda e estabelecer as médias da sua equipe. Assim, ficará mais fácil nos meses seguintes “calibrar” os corretores e direcioná-los para a busca de negociações mais eficientes.
Avaliação
As avaliações da produtividade auferida e feedbacks vêm ganhando espaço nas organizações, inclusive na imobiliária. Esta prática permite, através da análise de dados, compartilhar a avaliação dos resultados de cada colaborador. Essa troca de percepções da liderança vai favorecer o aprimoramento das tarefas, o desenvolvimento do profissional e potencializará os resultados.
Crie alternativas para que sua equipe possa compartilhar os resultados, até para sua devida avaliação. Experimente: tabelas e/ou painéis com o princípio de gestão à vista, reuniões individuais periódicas ou planilhas compartilhadas. Cada empresa vai achar a melhor maneira de avaliar seus times.
Controle de produtividade: alguns indicadores
Na prática a produtividade é traduzida em números. Podemos, então, desta forma compartilhar aqui alguns indicadores que podem ajudar sua imobiliária no controle de produtividade.
Vamos a eles: número de imóveis negociados por mês; o número de clientes que realizam um contato, mas não consolidam em negociação; taxas de conversão de leads em clientes efetivos; ciclo de vendas. É importante destacar que esses e outros indicadores devem ser monitorados constantemente e comparados aos objetivos estabelecidos no planejamento.
Espero que possamos ter contribuído para melhorar o controle de produtividade na sua imobiliária. Estes e outros temas importantes para as imobiliárias serão sempre abordados aqui no Blog da Rede Vistorias.
Como você controla a produtividade na sua imobiliária? Ficou instigado a repensar e otimizar sua gestão nesse sentido?
Siga-nos no Instagram.