custos fixos da imobiliária

Equipe de vistorias, detalhando um dos custos fixos da imobiliária

Já sabemos como se comportam os custos fixos da imobiliária. Aqueles custos que recorrem mês a mês, independente da quantidade de vendas ou aluguéis realizados. No post de algumas semanas atrás, que você pode rever clicando aqui, nós citamos alguns exemplos deles. Dentre eles será aprofundado aqui o custo fixo de uma equipe de vistorias.

Para aquelas imobiliárias que possuem uma equipe responsável pelas vistorias, mantê-los contratados é um custo fixo, independente se em um mês foram vistoriados, 10, 20 ou 50 imóveis. Em muitas imobiliárias o custo da vistoria é mais facilmente percebido como custo variável, já que com mais vistorias se gasta mais tempo, telefone para os contatos com a equipe do escritório, gasolina para os deslocamentos, as pessoas ficam mais envolvidas, parecendo que trabalham e gastam mais. Contudo, não temos como discordar que a maior parte deste custos são fixos para a imobiliária.

Para calcular a base dos custos fixos de uma equipe de vistorias da imobiliária, considere:

– Aluguel: caso a sede da empresa seja um espaço alugado, considere o espaço proporcional que essa equipe ocupa. A fração do aluguel já denota um dos itens que vai compor esse custo.

Como exemplo: a sede da sua imobiliária tem 250m² e a sala da equipe de vistoria é de 20m². Aplique essa proporção para destacar o custo do aluguel aplicado à equipe. Esses 8% de área ocupada pela equipe de vistorias pode servir como fator para rateio de outras despesas.

– Luz, água, telefone e internet: seguindo o princípio de rateio. Conforme nosso exemplo, destaque 8% das contas concessionárias, planos de telefonia e pacotes de dados. Estes valores devem ser somados para compor o custo fixo da equipe.

– Salários e encargos: este é o custo mais objetivo, não dependendo de rateio. Apenas some os salários e encargos investidos nos especialistas que compõe essa equipe.

A vistoria é algo que exige uma especialização dos profissionais. O ato de verificar um imóvel, observar todos os detalhes estruturais e de acabamentos, certificar-se das condições deste ser habitado. Por isso algumas empresas investem em especialização e manter uma equipe para essa importante atribuição. Optam em não dividir a atividade de um corretor, por exemplo, com a atividade de vistoriador.

As vistorias mal executadas podem decorrer em problemas para a imobiliária. Discordâncias entre a entrada e a saída, na devolução de um imóvel, por exemplo. Mostra-se um ponto importante, pois a vistoria do imóvel vai atestar quais condições o imóvel foi entregue ao locatário, e dessa forma, alinhar o que será entregue para o proprietário ao fim do contrato. Consegue enxergar que grandes problemas de relacionamento com seus clientes, podem decorrer dessa situação? Em alguns casos resultando em ações jurídicas, um grande desgaste para a sua imobiliária.

Considerando a importância da vistoria, aquelas imobiliárias que não podem, ou não desejam manter uma equipe exclusiva para essa atividade podem considerar a terceirização desse trabalho das vistorias com empresas especializadas. Assim farão com que esse custo deixe de ser fixo e torne-se variável, obedecendo assim uma flutuação. Somente ocorrerá a despesa quando comercializado ou locado um imóvel. Pode ser considerado como uma alternativa relevante para excluir esse custo fixo, pesando menos no cálculo dos custos totais.

Como é na sua imobiliária? Existe uma equipe para as vistorias ou essa atividade é feita por colaboradores de outras áreas?

Siga-nos no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *