O ambiente corporativo continua aumentando sua competitividade. As empresas alinhadas as boas práticas de operação e gestão podem se assemelhar muito nos seus segmentos de atuação. Uma possibilidade de diferenciação operacional e que visa aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados é a gestão à vista na imobiliária.
A ideia de quem trabalha a gestão à vista é que seja possível compartilhar a visão do negócio a todos da empresa, evidenciando indicadores de desempenho e tendências apresentadas em tempo real. Com dados atualizados fica facilitado o processo de tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos.
Por que devemos aplicar a gestão à vista?
É importante saber dos inúmeros motivos para que apliquemos essa metodologia de trabalho. Entendendo como ela propõe a mudar a dinâmica da empresa, fica mais fácil assumir esse novo formato. Vamos a alguns motivos:
1. Visão precisa do que está acontecendo na empresa, traduzido pelos principais indicadores;
2. Os colaboradores podem entender melhor a participação dos outros times nos ganhos da empresa em geral. Isso contribui para a valorização mútua entre os colaboradores;
3. Redução nos problemas com origem na falta de comunicação ou desalinhamento da situação de momento;
4. Acompanhamento dinâmico que facilita análise de riscos da operação. Qualquer indicador no “vermelho” fica evidente desde o primeiro momento;
5. Engajamento dos colaboradores, por parte do conhecimento dos números. Fica mais fácil de enxergar sua contribuição no todo;
6. Assertividade na tomada de decisão. Com dados precisos as decisões são melhores, mais seguras.
Já temos aí uma série de bons motivos. Mas, como relaciona-los ao dia a dia, aplicando a gestão à vista na imobiliária?
Gestão à vista na imobiliária
Para replicar essa metodologia em um ambiente tão dinâmico e desafiador, como de uma imobiliária, existem alguns requisitos iniciais. Começamos por definir os indicadores, os quais serão apresentados ao time. Não são todos os indicadores que serão abertos à empresa como um todo. Pense naqueles que possuem maior impacto nos colaboradores dos diversos setores. Traga a tona os números que mais façam sentido para aquele colaborador que não vive o dia a dia do seu setor compreender como vocês fazem diferença na imobiliária.
O próximo requisito é trabalhar os líderes para a nova rotina. Toda a mudança pode gerar resistência em alguns funcionários, simplesmente pelo fato de alterar alguma dinâmica de trabalho. Se os líderes não forem bem orientados, “comprarem” a ideia, tome cuidado e acompanhe de perto o início da mudança. Todos os líderes devem estar preparados e serem capazes de disseminar positivamente o conceito da gestão à vista para os demais colaboradores.
Por fim, mas não menos importante, use a tecnologia a seu favor nesse projeto de gestão à vista na imobiliária. Ela poderá ajudar com criação de gráficos e relatórios de contextualização dos números apresentados. A tecnologia também é aliada na comunicação desses indicadores. A gestão à vista não precisa obrigatoriamente estar num quadro escrita a pincel atômico, pode chegar às telas dos computadores e smartphones dos seus colaboradores.
Procure adotar a gestão à vista na sua imobiliária também e desfrute dos benefícios que ela traz para a organização. Pode ser algo pouco complexo de implementar, mas que fará muita diferença no engajamento de todos e, consequente, nos resultados da empresa.
Você já tinha lido algo sobre a gestão à vista na imobiliária. Como ela pode beneficiar sua empresa? Ficou curioso para saber como ela fará diferença no seu cotidiano?
Siga-nos no Instagram.