Dá para locar um apartamento sem comprovante de renda?

Dá para locar um apartamento sem comprovante de renda?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Procurar um apartamento para alugar pode ser divertido. Você pode escolher a localização da sua nova casa e o tipo de aluguel (ou seja, estúdio, apartamento ou condomínio) em que vai morar. No entanto, depois de encontrar o espaço ideal para morar, você precisará preencha o formulário de aluguel e venha preparado com diversos documentos exigidos pelo locador para sua oficialização, incluindo comprovante de renda.

Evidentemente, nem todos os aluguéis de apartamentos exigem que você mostre comprovante de renda. Embora não seja necessariamente a norma, essa situação pode ocorrer potencialmente quando uma unidade é alugada pelo proprietário, principalmente porque você pode falar diretamente com o proprietário sobre a sua situação. 

Você pode não ter comprovante de renda, mas pode explicar detalhadamente como ainda conseguirá pagar o aluguel em dia. O seu tempo de procura de apartamento será mais focado em apartamentos alugados pelo proprietário, uma vez que as unidades disponíveis em agências de aluguel e administradoras são normalmente menos flexíveis no que diz respeito à comprovação de renda.

Acompanhe algumas dicas que separamos neste post para você conseguir se sair bem num momento de desemprego ou necessidade urgente de se mudar, mesmo sem ter um comprovante de renda ao buscar por um apartamento para alugar! 

Por que um comprovante de renda é importante?

A comprovação de renda é uma métrica importante para os locadores, pois mostra que o locatário em potencial tem uma renda estável e será capaz de pagar o aluguel mensalmente. Os proprietários geralmente pedem aos possíveis inquilinos que forneçam pelo menos dois documentos diferentes que verifiquem a prova de renda para se protegerem de fraudes ou golpes.

Esses documentos garantem ao locador que você poderá pagar o aluguel, mas também beneficiam o locatário. É uma ótima maneira para os locatários verificarem seu orçamento e se certificarem de que podem pagar pelo local que estão tentando alugar. É também a prova de que os locatários têm uma renda estável e podem usá-la para garantir a si mesmos e sua credibilidade se surgir uma disputa sobre a capacidade de pagar o aluguel.

Se você trabalha em um emprego de meio período ou período integral, onde recebe um salário regular, terá acesso a um contracheque. Um esboço de pagamento mostra quanto você pagou em um determinado período. Mostra também quanto dinheiro foi deduzido para seguros, impostos e investimentos. Lembre-se de que os proprietários podem entrar em contato com seu empregador para verificar se o holerite está correto: então jamais falsifique documentos.

Mas não tenho como comprovar renda: e agora?

Ter uma boa renda não é tudo ao preencher um formulário de aluguel. Se você está sem dinheiro no momento, concentre-se nas outras qualidades que o tornam um bom candidato a um apartamento para alugar. Só porque você não tem renda no momento, não significa que não seja bom em administrar suas finanças. Quanto maior a confiança que você transmitir ao locador, mais confiantes as pessoas se sentirão em sua capacidade de pagar suas contas e cobrir suas dívidas. 

Se você economizou o suficiente para não trabalhar, ou acumulou economias enquanto procura trabalho, forneça a prova de fundos compartilhando um extrato bancário ao preencher um formulário de aluguel. Seja transparente e demonstre com comprovações seu bom caráter e intenção de pagar suas contas em dia! 

Alugue direto com o proprietário

Uma locação privada é quando o próprio proprietário aluga o local e é responsável por todo o procedimento, sem ter uma imobiliária ou locador como intermediário. A vantagem disso é que você pode trabalhar com eles para ser flexível com a sua situação, negociar o preço e assim por diante.

Geralmente uma imobiliária irá requisitar muitos documentos e, se você não tiver um bom comprovante de renda ou fiador, esse procedimento pode ser um tanto quanto dificultado. Por isso, prefira locar diretamente com o proprietário do imóvel desejado.

Demonstre que você ainda pode estar financeiramente confortável e capaz de lidar com os custos mensais de alugar um apartamento mesmo sem ter uma renda. Ter a prova de que você tem capacidade financeira para pagar o aluguel, não importa a fonte, ajuda a convencer o locador de que você pode alugar.

Pagamento adiantado pode ser uma boa solução

Se você puder, mesmo sem uma renda atual, ofereça-se para pagar mais adiantado do que apenas o primeiro mês, o mês passado e o depósito de segurança. Adicionar alguns meses adicionais de aluguel ao assinar o contrato pode demonstrar que você é capaz de cobrir o custo de vida em seu novo lar. 

Você pode até considerar a criação de um currículo de locatário, que não apenas destaca essas qualificações, mas também pode incluir referências de proprietários ou empregadores anteriores. Esta documentação adicional demonstra por que você é um bom candidato para alugar o imóvel desejado.

Não faça isso sozinho: alugue com conhecidos ou familiares 

Não há regra dizendo que você deve alugar sozinho, independentemente da sua situação. Se precisar de ajuda extra enquanto trabalha para estabelecer suas finanças, considere conseguir um co-signatário para dividir um apartamento. Essa pessoa serve como fonte de pagamento de backup se você não puder pagar. 

Pense nisso como suporte para momentos de desemprego ou baixa renda. O histórico financeiro deles equilibrará o seu em um aplicativo de aluguel. Apenas certifique-se de que quem quer que você pergunte, amigo ou família, entenda suas responsabilidades se por algum motivo você não puder pagar o aluguel. Quem quer que você convide deve ter um bom crédito e uma renda estável. 

Outra maneira de obter uma redução nos custos do aluguel é considerar a possibilidade de morar com um colega de quarto. Muitas vezes, as pessoas que já moram em uma unidade com um quarto extra procuram alguém com quem possam dividir o espaço facilmente e se concentram em saber se sua personalidade combina com a delas sobre se você tem ou não uma renda estável. 

Agora que você sabe que é possível encontrar ums kitnet para alugar sem renda, é hora de compilar anunciar o desejo de locar um imóvel sem ter renda comprovada. Certifique-se de definir expectativas realistas para o tipo de apartamento mais provável disponível para você e boa procura!

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Mais para explorar

inquilino inadimplente
Parcerias

5 dicas para lidar com inquilino inadimplente

Acabar com a inadimplência pode ser uma tarefa difícil para muitas imobiliárias. Afinal, este é assunto que exige paciência e inteligência para realizar um acordo

Categorias