Pós-venda como estratégia para fidelizar seu cliente

pós-venda como estratégia para fidelizar os clientes

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O pós-venda é uma estratégia fundamental de relacionamento com o cliente e um dos principais pontos ainda, a serem lapidados pelas empresas. É através de um atendimento eficiente e principalmente, que entenda e atenda as necessidades dos clientes que ao final de uma compra ou ação, você consegue fidelizá-lo.

Quando falamos de bom relacionamento e atendimento é extensivo a toda trajetória do consumidor, desde a captação até o pós-venda, do qual será nosso principal assunto neste post.

Continue sua leitura e confira dicas importantes para ter um pós-venda eficiente e através disso manter clientes fiéis.

O que é pós-venda?

O pós-venda é a última etapa de atendimento que o cliente passa após adquirir um produto ou serviço. No caso do setor imobiliário, é quando ele finaliza a compra de um imóvel ou um contrato de locação, do qual você já percorreu um caminho ao lado dele e agora é necessário  fazer com que o cliente não se arrependa da compra ou de ter optado pela sua empresa como prestadora de serviço.

O principal papel do pós-venda é fazer com que seu cliente saiba que é importante para sua empresa e através disso você consegue retê-lo para novas transações. É muito provável que, se o pós-venda for eficiente, o cliente irá lembrar do seu serviço ou produto para próximas situações.

Em resumo, o pós-venda é todo e qualquer movimento que faça referência a manter um relacionamento de maior durabilidade com o cliente, mantendo o foco em atendimento de qualidade.

Por que implantar o pós-venda na sua empresa?

Ao implantar o setor de pós-venda na sua empresa você passa a criar estratégias para reter clientes, além de tê-lo como uma grande referência na hora de avaliar seu produto ou serviço através da experiência de compra. 

Quando você fideliza o cliente e trabalha dentro de um relacionamento a longo prazo, as duas partes ganham. A sua empresa ganha tempo, pois já conhece o perfil desse consumidor e isso torna o processo de venda mais rápido e barato, além de ele também ganhar, pois ele já possui experiência de compra e sabe da qualidade ofertada. Quando você conquista um relacionamento duradouro, o processo de captação, que envolve muita demanda na parte de atração e conversão é poupado. 

Outro fator importante, é referente a como o cliente se sente ao saber que você possui interesse na opinião dele e de que isso tem valor na hora de uma decisão, seja ela em forma de elogio ou crítica. Isso demonstra que você está empenhado em melhorar seu serviço e no que será entregue a ele. Afinal, ninguém melhor do que o seu consumidor para dar um feedback referente a serviço/produto.

Veja também como melhorar o atendimento da sua imobiliária: 4 dicas para melhorar o atendimento na imobiliária

Quais as principais estratégias de pós-venda?

Para que seu pós-venda obtenha os resultados que você espera, é necessário avaliar quais estratégias são mais eficientes de acordo com as características da sua empresa ou serviço. Existem inúmeras situações que deverão ser avaliadas, como o tipo de serviço que você presta ou o produto do qual você vende, no entanto existem estratégias iniciais que podem ser implementadas de maneira “universal” e que são uma ótima oportunidade para iniciar a implementação.

Estratégia de pós-venda ativo: 

O pós-venda ativo é quando a ação de contato ocorre por conta da empresa, para receber o feedback de avaliação do cliente. A abordagem pode acontecer de diversas formas, desde uma ligação até o envio de um questionário ou formulário de avaliação de produto e experiência.  

Estratégia de pós-venda receptivo:

O pós-venda receptivo é quando a ação parte por conta do cliente, que entra em contato para resolver dúvidas ou possui alguma avaliação positiva ou negativa a fazer. Nesses casos em específico é importante você oferecer o máximo de suporte a ele, para evitar que o problema inicial se transforme em uma impressão negativa e atrapalhe na imagem da sua empresa.

Ofereça conteúdos personalizados

Uma maneira interessante de manter seu cliente próximo no pós-venda é através da criação de conteúdo personalizado. Crie materiais, esteja atento as redes sociais, e-mail marketing ou até mesmo mensagens via celular (se autorizado). Traga novidades, seja criativo, convide-os a acessar o site ou blog da sua empresa, dessa forma você conseguirá apresentar mais soluções e quem sabe nesse momento surge uma nova compra.

Além disso, fique sempre atento a datas especiais, como aniversário, vencimento de um serviço, entre outros.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma das estratégias de pós-venda mais tradicional e eficiente.   É através dela que você poderá receber o feedback referente a experiência de compra do seu cliente e conhecê-lo um pouco mais.

Pense em perguntas inteligentes e que façam sentido dentro daquilo que você busca, pois através dessas respostas você conseguirá buscar alternativas para melhorar suas estratégias de marketing e vendas.

Conclusão

Após a leitura sobre o que é pós venda e porquê essa estratégia é tão importante para a sua empresa, é hora de colocar tudo em prática e garantir que seus clientes continuem confiando no seu negócio. E não se esqueçam que mais importante que apenas pedir a opinião do seu cliente, é necessário fazer algo com o feedback que lhe foi passado.

Mais para explorar

Categorias