Porque investir em seguros imobiliários para o contrato de aluguel?

seguros imobiliários.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A locação de imóveis é uma prática que compreende relação contínua entre as partes envolvidas e muitas vezes estende-se por anos de validade contratual. Nesse período, surgem diversos acontecimentos nos quais há necessidade de negociação entre locador e locatário ou, pelo menos, acordos verbais.

A relação construída entre proprietário e inquilino é jurídica e ela também costuma ser amigável, mas, sabendo-se que há possibilidade de algum desentendimento é importante que as partes envolvidas estejam cobertas com a devida proteção.

Dentro do mercado locatício existem alguns dispositivos que garantem segurança ao locador e locatário, e entre eles estão os seguros imobiliários. Essas garantias são normalmente contratadas com a própria imobiliária, ou corretor de imóveis autônomo, durante o processo de locação.

Seguro Incêndio

Uma das principais garantias a serem acertadas antes da locação é o Seguro Incêndio, que torna-se obrigatório quando estipulado em contrato. Essa proteção garante amparo à situações que vão além daquela que está no próprio nome, como explosões, quedas de raio, e podendo incluir muitas outras.

O Seguro Incêndio, ou Seguro Residencial, pode ser contratado pelo locador ou locatário, a depender da situação. É muito importante conferir as condições junto à seguradora para que não haja desentendimento quanto à proteção escolhida.

Seguro Fiança Locatícia

Outra opção de garantia para locações é o Seguro Fiança, essa modalidade confere proteção ao pagamento de encargos durante toda a vigência do contrato e é uma alternativa ao fiador. O locatário realiza pagamentos recorrentes, que podem estar integrados ao boleto do aluguel, e garante ao proprietário que a dívida continuará quitada.

A vantagem principal do Seguro Fiança é independência, pois o inquilino não precisa de terceiro garantidor dos pagamentos. Havendo contratação de tal garantia, o processo para fechamento de aluguel torna-se mais rápido, fácil e seguro.

Título de Capitalização

Esta garantia de aluguel é também uma alternativa ao fiador e Seguro Fiança, e ela funciona como título de crédito no qual o inquilino deposita um valor destinado especificamente a garantir os pagamentos do negócio. 

A maior vantagem dessa proteção é que o montante assegurado pelo título rentabiliza. Ou seja, a quantia torna-se investimento, pois o dinheiro não fica apenas “bloqueado” até o final do aluguel.

Mas os benefícios vão além, pois em muitos casos o capital fica atrelado a sorteios de prêmios para o inquilino (consulte sua corretora). Portanto, essa modalidade de proteção é uma alternativa bem interessante entre os seguros imobiliários.

O Título de Capitalização, por ser composto de depósito único, é uma modalidade que normalmente dispensa análise ou comprovação de renda.

Além dessas opções para garantia de aluguel existem outras modalidades, e todas elas estão no mercado para entregar soluções ágeis, seguras e simplificadas à jornada de locação. Analise suas necessidades e assegure cada experiência!

Conheça a Rede Confiax
A Rede Confiax é a maior corretora de seguros imobiliários do país, mas também trabalha com outras modalidades de garantia. No site da empresa você confere quais proteções são ideais para cada caso e pode até solicitar uma cotação sem compromisso!

Mais para explorar

Categorias