Microfranquias de sucesso: tudo o que você precisa saber para investir

Microfranquias de sucesso: tudo o que você precisa saber para investir neste negócio

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você busca um negócio com potencial de crescimento para começar a investir e ter garantia de sucesso, sem precisar fazer um alto investimento ou se endividar com isso, as microfranquias são uma ótima opção.

Também conhecidas como franchsing, as franquias tem respondido muito bem as demandas do mercado e conquistado cada vez mais, seu lugar de destaque junto aos negócios com grande escalabilidade.

Com números em crescente, elas possuem uma grande interferência positiva na economia do país e vem se apresentando como um investimento seguro para quem busca empreender.

Continue sua leitura e fique por dentro das principais ações que você precisa compreender para iniciar o investimento neste modelo de negócios.

Microfranquias: O que são?

As microfranquias são investimentos replicados a partir do modelo inicial das franchsing ,e segundo critério apontado pela Associação Brasileira de Franchsing (ABF), são caracterizadas pelo seu teto de investimento, do qual não ultrapassa o valor de R$ 90 mil.

As microfranquias seguem também todos os princípios normais de uma franquia, inclusive circulam no mercado obedecendo às leis, regras e condições estabelecidas pela Lei de Franquias (nº 8.955/94).

Vantagens de investir em microfranquias 

As microfranquias são uma ótima oportunidade para quem ainda não possui o capital necessário para realizar altos investimentos, porém está em busca de oportunidades mais acessíveis. A maior vantagem deste negócio, sem dúvidas, é o baixo investimento inicial que ele exige, do qual acaba se tornando uma excelente oportunidade para começar a empreender. 

Entre os modelos de microfranquias que circulam no mercado, é possível adaptar-se as variadas versões que elas oferecem. Por se tratar de um formato de investimento menor, as opções ofertadas tornam-se mais flexíveis aos empreendedores. 

Algumas opções de microfranquias não necessitam sequer de ponto comercial, o que diminui ainda mais o valor da operação. Isso afeta além do custo em investimento, fatores como deslocamento, economia em dinheiro com aluguel, flexibilização de horário de trabalho, entre outros. 

Como já citado acima, as microfranquias são uma grande oportunidade de investimento para quem está começando a empreender e para os jovens investidores. Segundo dados a média de idade dos proprietários vária entre 26 a 35 anos.

Outra vantagem importante a ser  lembrada é o fato das microfranquias possuírem despesas mensais baixas. Esse modelo enxuto proporciona menos gastos e consequentemente uma maior capacidade de retorno de investimento e lucratividade. 

Cuidados na hora de escolher sua microfranquia

As microfranquias são muito atrativas e também por isso, precisam ser analisadas de maneira minuciosa para que você não transforme o sonho de empreender em frustração. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 existiam 673 redes neste modelo, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior (2018).

Os números das microfranquias cresceram também durante a pandemia, pois elas se tornaram uma opção viável de investimento, principalmente para quem busca dar o primeiro passo. Acredita-se que este número está diretamente ligado ao fato de que muitas pessoas perderam seus empregos durante a crise e aproveitaram esse novo momento para apostar em um negócio próprio. Atualmente são mais de 10 milhões de CNPJs no mercado, o que representa um aumento expressivo de MEI, entre eles aqueles que podem atuar como micro franqueadores.

Mesmo com os números positivos, quem busca empreender neste formato precisa ficar atento a alguns cuidados, como:

Ser responsável pela maior parte das demandas

O franqueado será o responsável por operar quase todas as responsabilidades da microfranquia. Por ser um modelo de negócio mais enxuto, terá menos braços para resolver as demandas.

Mantenha controle sobre os custos fixos

Apesar de possuir um investimento inicial reduzido, as microfranquias exigem do empreendedor um investimento mensal para que o negócio funcione. Todos esses gastos devem ser analisados para que não ultrapassem os ganhos ou para que você não fique apenas trabalhando para pagar contas.

Pesquise sobre a marca a ser investida

Faça uma pesquisa detalhada sobre a marca da qual você deseja realizar o investimento. Estude outras opções e converse com franqueados que já atuam através desta marca. Entenda o modelo de negócios da franqueadora, avalie se faz sentido dentro do que você busca e se este negócio pode de fato atender a demanda da sua região.

Como obter sucesso com microfranquias

Para obter sucesso com sua microfranquia, é necessário analisar todos os aspectos, positivos e negativos deste investimento. Um dos fatores decisivos para o sucesso de uma microfranquia é o seu poder de inovação e como ela se adapta ao mercado, esteja ele em crise ou não. 

Você pode conferir as principais informações da franqueadora, através da Circular de Oferta de Franquia – COF. Ela apresenta dados relevantes sobre a marca, o que é fundamental para conhecer o perfil do negócio antes de assinar um contrato.

Ter um planejamento e metas a longo prazo também são importantes para que o negócio chegue ao sucesso. Onde você quer chegar e qual o caminho deverá percorrer são pontos que precisam estar claros dentro da organização.

Utilize o suporte da franqueadora para sanar as dúvidas. Umas das principais vantagens de quem adquire uma microfranquia é o apoio a ser recebido de quem já atua no mercado, possui experiência com a marca e sabe como resolver os problemas do dia a dia de forma ágil e eficiente. 

Ficou interessado em investir um valor justo para abrir seu próprio negócio e gerar lucro em um prazo de tempo reduzido? Entre em contato conosco e conheça as opções que transformarão você de empregado a empregador.

Mais para explorar

Categorias