manutencao-preventiva-do-condominio

Como fazer a manutenção preventiva do condomínio?

A inspeção de condomínios já uma obrigação no Rio de Janeiro e não demora até ser exigida em todo o país. 

A inspeção predial é conhecida por diversos nomes, dependendo da região: autovistoria, inspeção predial, inspeção para condomínio ou manutenção preventiva de condomínio. Mas todas remetem a: preservar adequadamente um prédio, ajudar a valorizar o imóvel e também favorecer a boa convivência entre os moradores. Por isso, a manutenção preventiva do condomínio é tão importante.

Sendo uma das principais preocupações de um síndico, a inspeção de condomínios evita problemas decorrentes de um serviço feito de modo incompleto ou unilateral – quando não há a participação de todos os interessados na realização das autovistorias.

Além desses, existem muitos outros detalhes e cuidados que não podem ser deixados de lado para garantir o bem estar e segurança do condomínio. Continue lendo e confira como fazer a manutenção preventiva do condomínio:

Plano de inspeção predial

Para começar um plano de inspeção predial, faça um levantamento sobre todas as instalações que precisam de análise. Verifique também quando foi realizada a última manutenção preventiva do condomínio.

Faça valer o plano de inspeção predial

Para colocar em prática a manutenção preventiva do condomínio será necessário definir um calendário. Então, determine a periodicidade em que será feita a manutenção preventiva do condomínio. Levante contatos de especialistas para fazer a inspeção em aspectos técnicos, como eletromecânica de gás e outros.

Autovistoria

Faça a autovistoria, verifique o estado das instalações, analise a condição atual dos equipamentos e das instalações. É importante que a manutenção preventiva do condomínio tenha um laudo documentado.

Prevenção 

Como a prevenção é um caminho prático para reduzir futuros problemas, é ideal criar um banco de dados da inspeção predial. Assim você pode manter ativo um histórico de ocorrências e, ainda, acompanhar o desempenho dos equipamentos e das instalações.

Inspeção terceirizada

Viu como manter um condomínio em ordem não é tarefa fácil? Mas, não é necessário fazer tudo isso sozinho! Para ajudar síndicos e administradoras de condomínios, a Rede Vistorias oferece o serviço de inspeção de condomínio.

Com a inspeção predial é possível manter todos os setores de um prédio funcionando perfeitamente, como:

Instalações

  • Elétrica, Hidráulica, Sanitária;
  • Eletromecânica de gás;
  • Pára-raios;
  • Prevenção a fogo, como mangueiras furadas e extintores vencidos.

Estrutural

  • Estrutura do prédio; 
  • Subsolo;
  • Fachadas;
  • Esquadrias;
  • Marquises, sacadas e telhados;
  • Obras de contenção de encostas;
  • Elevadores e escadas.

Quer saber mais sobre a autovistoria? Entre em contato com a Rede Vistorias e reduza os custos da administração, aumente a qualidade de vida e a segurança dos envolvidos. Conte com uma entrega altamente profissional. É mais tranquilidade, confiança e qualidade oferecida aos condôminos.