Como decorar um espaço pequeno para que ele pareça maior

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Autor: Live

Quem nunca quis que a sala ou o quarto de sua casa parecesse maior? Pois, saiba que existem certas técnicas e conceitos de neuroarquitetura que podem fazer um espaço causar a impressão de ser maior.

Conheça a seguir algumas dicas essenciais para transformar o espaço e tornar seu ambiente maior.

Siga essas dicas para que um ambiente pareça maior

  • Cores claras: esse é o truque mais antigo. Usar cores claras, tanto nas paredes quanto nos móveis, ajuda o seu cômodo a se expandir, ao contrário do que causam as cores escuras, que podem sufocar o ambiente.
  • Pintura geométrica: Não é porque se recomenda usar cores claras que precisa ser apenas branco. Cores como azul e verde, em tons claros, são uma boa pedida e você pode utilizar técnicas de pintura geométrica, onde a pintura vai além dos limites da parede, nos deixando confusos sobre os reais limites do cômodo.
  • Móveis baixos: Ao criar uma linha de móveis rebaixada você cria a percepção de que possui um pé-direito mais alto.
  • Atenção à organização: Se a bagunça pode fazer até mesmo um ambiente grande parecer apertado, imagine o que pode fazer em um espaço pequeno. O grande truque da organização é que cada coisa tenha o seu lugar, ou a sua casa, como diz a guru da organização Marie Kondo. Se um item não possui local fixo, ele estará sempre fora do lugar, por isso defina o local de cada coisa.
  • Plantas: Além de trazer vida e cor ao ambiente, o nosso cérebro associa plantas à natureza e a locais abertos, por isso, plantas no ambiente fazem que, subconscientemente, tenhamos a impressão de que o lugar é mais amplo e arejado.
  • Use as paredes: Não temos espaço para desperdiçar. Aproveite as paredes para instalar prateleiras, pendurar a TV, fotos etc.
  • Não exagere: Muitos elementos em um ambiente pequeno podem torná-lo sufocante. Lembre-se de que o que você não coloca é tão importante quanto o que você coloca.
  • Parede de espelho: Essa é outra dica clássica. Fazer uma parede de espelhos confunde o cérebro quanto aos limites do espaço. A dica é colocar esse espelho em uma parede que seja contrária a alguma janela, para que esse efeito seja amplificado. Você pode optar, também, por compor uma parede de espelhos, que, em vez de contar com um grande espelho, tenha diversos pequenos espelhos, o que garante mais espaço para brincar com diferentes molduras e formatos.
  • Iluminação: Pontos de luz indireta nos cantos inferiores de seu aposento podem trazer uma maior sensação de profundidade.
  • Móveis planejados: Embora os móveis planejados  não sejam econômicos para o bolso, eles são excelentes para utilizar o espaço de maneira eficiente e aproveitar cada canto.

A compra ou o aluguel de uma residência requer alguns importantes cuidados, assim como a decoração também, e entre estes cuidados está a vistoria de imóvel. 

Faça uma vistoria antes de começar a decorar, principalmente porque talvez você precisará de alguns móveis embutidos para aproveitar bem o espaço, e a vistoria é essencial para garantir a conservação da propriedade.

Por este motivo, é muito importante contar com um trabalho profissional. A Rede Vistorias conta com plataforma digital, tecnologia exclusiva e peritos habilitados para fazer as vistorias, contando com agilidade e cuidado em todos os detalhes.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.

Mais para explorar