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Youtube como força na venda de imóveis

20 • Março • 2019

Há dois meses encontramos um estudo que apresentou as redes sociais mais usadas pelos brasileiros. Mesmo com recentes polêmicas junto ao Facebook, pautadas em segurança da informação e nas fake news, que fizeram a rede perder um grande número de usuários, esta rede social ainda é a mais representativa no Brasil. O segundo lugar está com o WhatsApp, que cresceu seu número de usuários de maneira muito rápida. É a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros.

Este estudo, que foi promovido pela Resultados Digitais, empresa referência em conteúdo e tecnologia para marketing digital no Brasil, indica como terceira força o Youtube. Talvez você tivesse imaginando que essa terceira força seria o Instagram, mas não. É mesmo a rede de vídeos mais famosa do mundo. Mas, como usar o Youtube como força na venda de imóveis?

Primeiro passo da sua imobiliária no Youtube

Não crie vídeos que apenas apresentem seus imóveis da carteira de locação ou venda. Procure ajudar seu cliente. É importante conhecer o perfil do seu cliente, temos visto recentes mudanças no comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Crie vídeos que procurem resolver problemas que o seu potencial cliente enfrenta ao procurar um imóvel, avaliar uma região, sobre como proceder com documentação, entre outras coisas que você identificar como importante para eles.

Seu conteúdo deve ser bom para quem vai te assistir e não para você. Sua imobiliária vai ganhar como consequência da construção de algo bom para seu cliente, não num vídeo isolado, com pouco contexto, focado apenas na apresentação de um imóvel. Vendas decorrentes de algo assim podem até acontecer, mas acreditamos que seja mais sorte de achar a pessoa no momento certo, do que uma construção de relacionamento consistente. Venda é consequência de um bom relacionamento, não é mesmo?

Cadência e persistência: dois bons caminhos

Monte uma cadência de vídeos publicados. Se sua imobiliária se propõe a publicar dois novos vídeos por semana, nas segundas e quintas-feiras, por exemplo, mantenha essa cadência. Quando montamos uma rotina de publicações e engajamos nossa audiência, com o tempo essa audiência cria uma expectativa dos novos vídeos. Não devemos frustrar expectativas daqueles que pretendemos nutrir um relacionamento para fazer negócios.

Persista! Qualquer estratégia será alcançada se mantivermos a persistência. Desistir no meio do caminho não deve ser uma opção. Esteja atento aos resultados das publicações, as interações e eventuais relacionamentos de vendas oriundos do Youtube. Contudo, não desanime se em alguns períodos, principalmente no início da sua estratégia de publicações, os resultados não forem como o esperado. Siga testando alternativas, novos conteúdos, novas abordagens, faça pesquisa com seu público alvo para testar novos caminhos.

Divulgue seu canal do Youtube

Quando o canal da sua imobiliária nascer para o Youtube você terá zero seguidores. Utilize outros canais de relacionamento da sua marca para trazer o público para essa plataforma de vídeos. Mande email marketing para a base, crie postagens nas redes sociais, coloque links no seu site direto para o canal do Youtube, fale com outras empresas parceiras para que possam divulgar seu canal, entre outros. O importante é atacar em várias frentes para atrair uma audiência inicial. Periodicamente refaça essa estratégia em massa de captação de novos seguidores.

Muito importante usar o Youtube como força na venda de imóveis, mas talvez ele não funcione sozinho. Como citamos outros canais de relacionamento da sua imobiliária, esperamos que estes estejam ativos. Um mix de marketing sempre vai funcionar melhor do que uma ação isolada.

Procure sempre focar no engajamento com potenciais clientes, monte sua cadência de vídeos, seja persistente, divulgue seu canal e componha um mix de marketing. Esse é o caminho!