[ebook] Guia rápido: Reduza problemas com vistorias imobiliárias e conquiste novos clientes

Neste e-book vamos falar sobre as principais formas de reduzir os conflitos gerados no momento das vistorias imobiliárias, além de, sugerir pontos importantes que podem ser utilizados na hora de melhorar a experiência dos clientes finais.
Vistorias Imobiliárias

Índice do e-book

O serviço de vistoria é um assunto recorrente dentro das imobiliárias e também um dos processos que mais gera conflito, principalmente no momento de entrada e desocupação dos imóveis. Por isso está cada vez mais importante discutir sobre as vistorias imobiliárias, falando sobre a profissionalização e terceirização deste serviço. 

Entende-se que hoje, a vistoria realizada de forma parcial por algum colaborador contratado pelas próprias imobiliárias já não é suficiente para suprir as necessidades dos clientes, já que as recorrências de contestação são grandes.  

Neste e-book vamos falar sobre as principais formas de reduzir os conflitos gerados no momento das vistorias imobiliárias, além de, sugerir pontos importantes que podem ser utilizados na hora de melhorar a experiência dos clientes finais. 

Principais problemas com vistorias imobiliárias: 

Falta de padrão e detalhamento 

A falta de detalhes nos relatórios é umas das principais causas de conflitos durante a vistoria imobiliária. Isso porque, na maioria das vezes não existe um padrão ou método preparado exclusivamente para esse serviço, ficando por conta do colaborador a escolha do que consta ou não nos relatórios. 

Essa falta de padrão faz com que os relatórios de vistorias realizados pelas imobiliárias de maneira interna sejam frágeis na hora de comprovar o estado do imóvel, já que qualquer observação do documento pode ser contestada se não houver fotos ou vídeos para documentar. 

Exemplo: um relatório de vistoria que não especifique a cor das paredes, permite ao locatário pintá-las na cor de desejar. 

Por isso a importância de detalhar todos os aspectos do imóvel de forma clara e organizada. Utilize fotos para demonstrar as características de um determinado cômodo ou objeto e elabore um documento rico e bem formatado para apresentar ao locador e locatário. Uma vistoria completa pode poupar horas de conversas improdutivas e evitar uma série de problemas. 

Falta de Imparcialidade na hora de realizar as vistorias 

A imparcialidade nas vistorias é um assunto recorrente, já que é fácil para o cliente final questionar sobre os pontos das vistorias que o próprio colaborador da imobiliária realizou. Isso porque acredita-se que este colaborador pode beneficiar a imobiliária ao realizar as vistorias. A situação pode se agravar ainda mais se a imobiliária for responsável pelos reparos a serem feitos, ficando ainda mais questionável o serviço realizado de maneira interna. 

Este é um tipo de desgaste que pode ser evitado, já que esses serviços não fazem parte do foco principal de uma imobiliária, que é a geração de novos negócios. 

Problemas jurídicos 

Quando o cliente final discorda dos itens apontados na vistoria realizada pela própria imobiliária, automaticamente o processo de desocupação do imóvel acaba sofrendo atraso. Em algumas situações, essa contestação ultrapassa a conversa pessoal e acaba sendo tratada de forma jurídica, gerando custos para a imobiliária na contratação de advogados e geração de processos. 

Prejuízos com a contratação exclusiva de um colaborador 

As imobiliárias que possuem um colaborador exclusivo para realizar o serviço de vistoria imobiliária, estão sujeitas aos mais variados riscos gerados pela opção de ter uma única pessoa cuidando deste processo. Além se estar sujeita a responder por algum processo trabalhista, as imobiliárias podem ser afetadas por  

Resolva seus problemas com vistorias imobiliárias profissionais 

Quando pensamos em soluções para resolver os conflitos gerados pelas falhas na entrega das vistorias imobiliárias, buscamos profissionais que atuem no mercado focado neste serviço e que sejam capazes de entregar uma experiência diferenciada.  Vários conflitos com clientes em imobiliárias são extintos com uma vistoria imobiliária bem executada. 

A Rede Vistorias, é a maior rede de vistorias imobiliárias do Brasil e atua neste mercado sendo referência para o setor entregando imparcialidade, profissionalismo, agilidade e tranquilidade as imobiliárias. Com uma plataforma digital com tecnologia exclusiva, metodologia própria e também com vistoriadores treinados para realizar vistorias seguras, é uma parceira fundamental para quem está no processo de escalar seus negócios. 

 Desta forma, recomendamos fortemente que sua imobiliária inicie as vistorias imobiliárias para a relação de compra, venda e locação de imóveis. Uma vistoria que relate o estado do imóvel e destaque quais itens de mobiliário ficarão no imóvel faz diferença na hora de trazer segurança para quem compra com sua imobiliária e uma tranquilidade para quem vende. 

Vistorias realizadas pela Rede Vistorias 

Vistoria de entrada 

A vistoria de entrada consiste em examinar o imóvel, seus ambientes e itens, verificando suas características e atestando estado de conservação antes do inquilino entrar no imóvel. 

Conheça o relatório completo da Rede Vistorias 

Vistoria de saída 

Ao final de uma locação a vistoria de saída serve para comparar o estado do imóvel e seus itens ao relatório de vistoria de entrada, apontando as divergências encontradas. 

Vistoria de conferência 

Depois de uma vistoria de saída podem ser identificados reparos a serem feitos pelo inquilino. A vistoria de conferência vai atestar se os reparos realizados atendem as necessidades, conforme vistoria de entrada e se o imóvel pode realmente ser devolvido seguindo as normas do inquilinado, da qual aponta que o imóvel deve ser devolvido no mesmo estado em que foi entregue. 

Vistoria de transferência 

Vistoria para transferência, para compra e venda de um imóvel, consiste em examinar o imóvel, seus ambientes e itens, verificando suas características e atestando o estado de conservação. 

 
A importância de evitar conflitos com clientes 

Oferecer uma experiência de qualidade aos seus clientes é o desejo de todo empreendedor que busca manter sua empresa ativa e lucrando dentro do mercado, seja ele qual for. No caso das imobiliárias, esse contato com o cliente se torna ainda mais importante já que as transações de locação e venda de imóveis são responsáveis por tickets altos. 

Confira abaixo a importância de focar na experiência do cliente e os prejuízos causados quando existem conflitos. 

Com as imagens acima é possível identificar que o impacto de uma experiência negativa se propaga com mais rapidez e em maior escala do que o impacto positivo. Ou seja, cuidar das experiências dos clientes, oferecendo um serviço diferenciado e com qualidade é fundamental para que as imobiliárias consigam apresentar números positivos sobre o crescimento das empresas.

Sobre a Rede Vistorias 

Somos a maior empresa de vistorias imobiliária profissionais e especializadas do país. Nossa atuação se estende por todos os cantos do território nacional, de maneira a proporcionar segurança e agilidade a todos os processos pelos quais transita um imóvel: desde os primeiros passos em sua construção e até as eventuais transferências em negociações de venda ou locação. 

Saiba mais sobre a Rede Vistorias através do site e redes sociais.  

Mais para explorar
Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras