Vistoriador ideal, conheça seu perfil

Vistoriador Ideal

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você está ciente que não deve deixar as vistorias a cargo dos corretores de imóveis. Já falamos sobre como isso é ruim para as imobiliárias, para rever este post clique aqui. O perfil do vistoriador ideal será abordado hoje, pois nem todas as imobiliárias optam pela terceirização desse processo de vistorias.

Se você pretende considerar a terceirização das vistorias, talvez possamos ajudar com essa decisão. Confira os motivos para terceirizar as vistorias imobiliárias neste link. Não bastando um, temos dois posts sobre o tema. Acesse também mais alguns motivos para terceirizar.

Caso você entenda que deve manter uma equipe interna de vistoriadores, qual seria o perfil ideal desses profissionais? Vejamos a seguir.

O vistoriador ideal sabe se comunicar

O vistoriador ideal tem comunicação escrita e oral clara e objetiva. Ele tem a capacidade de se fazer compreender por qualquer pessoa em suas considerações escritas. Todos os potenciais envolvidos no processo de locação ou venda de um imóvel devem ser capazes de compreender o conteúdo do relatório de vistoria.

A comunicação oral também é referenciada como importante, pois o vistoriador representará a sua imobiliária no momento da vistoria. É possível que nas vistorias, principalmente as de desocupação nas locações, estejam presentes outros atores, como exemplo o inquilino. O vistoriador precisará relacionar com eles e muitas vezes conviver com ponderações ou reclamações de quem o acompanha nessa vistoria.

Capacidade de observação analítica

Como a vistoria se propõe a relatar o estado em que encontra um imóvel e você já sabe por que isso é tão importante, sem um “olhar afiado” fica difícil ter um bom relatório como resultado. A capacidade analítica de observar ambientes e destacar detalhes, que para a maioria das pessoas passaria despercebido, vai fazer a diferença.

O nível de clareza e detalhamento transparece idoneidade e estabelece uma relação de confiança entre as partes. Problemas serão evitados no momento da ocupação e, principalmente, na desocupação nos casos de locação.

Comportamento metódico

O vistoriador ideal deve possuir um comportamento metódico. Isso significa que seja capaz de proceder a vistoria com método, respeitando uma conduta pré-estabelecida.

Tendo um vistoriador interno na equipe da imobiliária, estabeleça com ele uma metodologia de trabalho. Desta forma, será mais fácil cumprir uma verificação do imóvel de maneira detalhada e mais fácil será apresentar o relatório aos envolvidos. Imagine o trabalho que teriam se ao fechar o contrato, cada relatório apresentasse dados em ordenação diferente. Um relatório padrão mostra profissionalismo ao seu cliente e aumenta a produtividades dos funcionários envolvidos.

Comprometimento com prazos

O tempo de execução de uma vistoria é extremamente importante. O relatório de vistoria geralmente é anexado ao contrato de locação, sem ele as negociações não são concluídas. Quando atrasamos para entregar uma vistoria damos a chance desse negócio não ser concluído.

Que credibilidade passamos para nosso cliente, inquilino, se enrolamos para concluir a operação, atrasando a ocupação do imóvel? Isso pode, inclusive, acarretar custos indesejados para este cliente. No caso do locador, também muito importante. Um imóvel na carteira é imóvel parado, continua gerando despesas para o proprietário ao mesmo tempo em que não gera receitas. Temos que evitar ao máximo as perdas de contratos, devemos ser ágeis, com qualidade e atenção aos detalhes, estabelecendo a confiança na transação.

Quem realiza as vistorias de imóveis na sua imobiliária? Corretores, empresa terceirizada ou vistoriador interno? Independente de quem seja aproveite e exija esse perfil.

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias