Por que o corretor não gosta de fazer vistorias em imóveis?

Por que o corretor não gosta de fazer vistorias em imóveis

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para responder a esta pergunta, começamos com outra pergunta: Corretores imobiliários são vendedores, certo? Respondendo positivamente a esta pergunta, entende-se que o que mais gostam de fazer e o que geralmente fazem de melhor é vender. Por que o corretor gostaria de fazer vistorias em imóveis, atividade que não contribui diretamente para fechar uma venda?

A vistoria imobiliária é uma das primeiras partes do processo imediatamente pós a venda. O corretor de imóveis quer mais que essa tarefa seja encaminhada a uma pessoa com perfil analítico, crítico, atencioso, para gerar o relatório de vistoria que não gere contestação alguma, enquanto ele – vendedor que é – cuida de não perder o timing de outra negociação em andamento.

Vejamos como a vistoria imobiliária executada pelo corretor gera prejuízos para as partes envolvidas nesse processo. Confira:

Vistoriar imóveis é ruim para o corretor

Para aquele corretor que não recebe nada por isso, fazer vistorias em imóveis é um peso. Toda a vez que ele estiver investindo seu tempo em uma vistoria ele pensará que este tempo não está sendo otimizado para uma nova venda. Distante de uma nova venda ele está longe de ter seu retorno financeiro e de reconhecimento pelo trabalho.

Mesmo que sua imobiliária pague uma comissão ao corretor de imóveis para realizar a vistoria, ainda não é o melhor caminho, pois essa receita é imensamente menor do que a receita com comissões de vendas. Lembremos sempre que o corretor é um vendedor. Sendo bom vendedor, vai querer focar nas vendas e nas suas comissões robustas em comparação ao variável da vistoria.

Ruim para o cliente

Quando um corretor está fazendo vistorias em um imóvel, muitas vezes sem receber por isso, essa atividade não está sendo realizada por alguém dedicado a esta função. Um corretor que não recebe pela vistoria, potencialmente, vai querer terminar logo esta tarefa para voltar para sua carteira de relacionamentos e buscar fechar a próxima venda. Neste sentido, a velocidade do corretor na execução da atividade provavelmente vai fazer com que ele perca muitos detalhes importantes na vistoria do imóvel.

É na falta de detalhamento das vistorias que começam os problemas dos clientes com as imobiliárias. Esse problema pode ocorrer logo que o cliente entra no imóvel, chamando atenção e pedindo a revisão da vistoria por divergências, nesse caso ocorrerá um retrabalho. Mas, pode acontecer também quando o locatário deixa o imóvel, no caso alugado, e o proprietário exige reparos a serem feitos para que o imóvel seja devolvido da mesma que fora entregue.

Ruim para a imobiliária

Foi possível perceber, até aqui, como vistoriar imóveis é uma tarefa que não devemos deixar a cargo dos corretores. Mantendo a prática de vistorias por corretores, corremos um grande risco de termos o profissional corretor desestimulado, fora do seu foco. O pior de tudo deixando de gerar os resultados que a imobiliária precisa enormemente, a comercialização de seus imóveis da carteira.

Perdemos também na relação com os clientes. Caso tenhamos vistorias ruins, os problemas começarão a aparecer. Retrabalho da equipe interna para corrigir pequenos deslizes, além de custos com reparos e processos judiciais.

Existe um prejuízo enorme, que é mais difícil de mensurar. Trata-se do prejuízo da marca. É difícil quantificar o dinheiro a imobiliária perde por perder um cliente, que sai da carteira, não fará novas transações com sua empresa, não recomendará seus serviços ou pior falará mal da sua imobiliária para seu ciclo de amigos e parentes.

A Rede Vistorias chegou para ajudar sua imobiliária a reduzir os problemas internos e de mercado, com uma alternativa inovadora e segura em vistorias imobiliárias. Procure validar se faz sentido que o processo de vistorias imobiliárias passe a ser terceirizado com a ajuda desse post aqui.

Reduza os conflitos com os clientes! Pare de gastar com processos judiciais! Deixe seu corretor fazer o que faz de melhor, vender!

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias