Planejamento estratégico para imobiliária, ainda é possível ter um

Planejamento estratégico para imobiliária

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Planejar é uma arte! Contudo, não é necessário ter um dom natural para isso. É possível se desenvolver e acertar em cheio no planejamento estratégico para imobiliária. Não vá dar a desculpa que janeiro já acabou e que não tem mais tempo para isso.

Pretendemos te ajudar neste exercício, para que este ano seja um bom ano. Nunca esqueçamos, com os desafios do dia a dia, que precisamos pensar a médio e longo prazo também. Para você que precisa desse apoio, confira a seguir pontos importantes para fazer um ótimo planejamento estratégico para imobiliária.

Foco e tempo dedicado

Sim, como já dissemos, nós sabemos que o dia a dia é corrido para as imobiliárias. Por isso começamos destacando a importância de focar exclusivamente nesta atividade. Devido a sua importância, não é razoável que você a faça em meio a telefonemas, troca de e-mails ou mensagens de Whatsapp.

Estamos falando do futuro da sua empresa, reserve um tempo só para essa atividade. Esse é um investimento de tempo importante. Nesse momento, conhecimento é algo essencial. Se for ter a companhia de alguém nesta importante tarefa, esteja certo que esta pessoa a te apoiar conhece bem a empresa.

Conheça o terreno que está pisando

Vá além do conhecimento específico da sua imobiliária. Com uma visão “mais de cima”, tenha consciência de seus concorrentes, do setor imobiliário na sua cidade e região, da economia do país.

Internamente, para que este planejamento estratégico para imobiliária tenha maior potencial de dar certo, precisamos ter como base informações confiáveis. Não temos com imaginar algo preciso em vendas, por exemplo, se a base das projeções forem dados distorcidos. As receitas provenientes das vendas ou locações, sendo mal orçadas irão impactar na gestão financeira. Com menos margem positiva, pode ficar difícil investir em marketing ou outras iniciativas importantes. Em geral, as questões são todas amarradas.

Traçar o caminho, seus objetivos

Para definir aonde queremos chegar, parte importante é entender quais são as oportunidades de melhorias, no caso os indicadores nos dão espaços para serem melhorados. Faça uma análise crítica daquilo que você é forte, que o mercado já o reconhece, e aquilo que hoje é fraqueza, que pode ser melhorado de maneira incremental.

Esses pontos fracos são ameaças para seu negócio se manter lucrativo? Reflita sobre: quais são as oportunidades que tenho para avançar nesse ponto?

As respostas podem ser seus primeiros caminhos. Tendo a visão macro da situação a ser perseguida detalhe agora os objetivos mais específicos atrelados. Pequenas vitórias que somadas o fazem alcançar o objetivo devem ser evidenciadas, para que seu acompanhamento do sucesso dessa jornada seja mais fácil.

Defina os objetivos que sejam relevantes para a sua imobiliária e atingíveis. De nada adianta buscar um objetivo que desde o início sabemos que não será alcançado. Isso é desmotivador, vai jogar contra a sua equipe.

Vamos ser mais práticos

Além de relevantes e atingíveis: busque traçar objetivos claros, trabalhe para que eles sejam específicos, de fácil compreensão a todos. Idealize e coloque no papel um indicador que mostre quando “chegamos lá”, alguma métrica que alcançada te indique o sucesso da jornada. Se este indicador estiver “a vista” de todos, nossas ações diárias estarão orientadas a ele. Pense nisso!

Por fim, não se esqueça de estabelecer a linha do tempo, o prazo para atingi-lo. Esse objetivo é mensal e deve acontecer de maneira recorrente todos os meses ou é algo que vai ser alcançado até o final do ano.

Você já faz o planejamento estratégico para imobiliária em 2018? Esperamos ter ajudado nesse início de ano a compreender onde proderão chegar nos próximos meses.

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias