Melhoria de processos para reduzir custos na imobiliária

Melhoria de processos para reduzir custos na imobiliária

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Frente a eventuais dificuldades econômicas e da tradicional competitividade do mercado imobiliário uma das alternativas para as imobiliárias se manterem em equilíbrio econômico é a redução de custos. Um desafio é produzir mais com a mesma equipe e oferecer aos clientes serviços cada vez melhores. Isso sem aumentar os gastos, pelo contrário, objetivando reduzir custos na imobiliária.

O colaborador que passa parte do seu dia desenvolvendo atividades que não estão alinhadas com os objetivos da empresa resulta em perda de produtividade e aumento dos custos. A melhoria de processos é, então, fundamental para reduzir o tempo de realização das tarefas e economizar recursos.

Um processo otimizado, diminui ou até elimina erros. Contribui para a redução do índice de retrabalho e, por consequência, garante melhores resultados. Entenda como podemos avançar para reduzir custos na imobiliária melhorando processos.

Mapeamento dos processos

Compreender como os processos estão transcorrendo atualmente é o primeiro passo para entender o que deve ser melhorado. Para tal, é importante conhecer a estrutura de funcionamento da imobiliária, em seus diversos setores, e as etapas de trabalho da equipe. Com esta visão clara, comece a identificar os gargalos.

Os gargalos são os pontos onde os processos travam, ou geram uma fricção muito grande a ponto de exigir que sejam refeitos. Desta forma temos um alto nível de improdutividade e aumento de custo interno.

Alinhamento com a equipe

Ao propor mudanças nos processos, com base no mapeamento e na avaliação de suas etapas, na medida do possível envolva a equipe. Como mudanças nos procedimentos consistem em um processo delicado, promova a colaboração dos profissionais que puder. Cada pessoa reage de uma forma a mudanças. Envolvendo o time você diminui o potencial de rejeição. Quando fazemos parte das mudanças, a tendência é assumirmos mais facilmente o novo cenário.

Você pode cogitar, também, adotar ferramentas para integrar os processos, facilitando a comunicação e gestão. Os treinamentos também são importantes, garantindo que os diferentes profissionais sejam capazes de realizar os processos com eficiência. Se estas revisões de processos acarretarem revisões de metas, tenha atenção, pois sua equipe precisará saber disso.

Processos terceirizados

A terceirização de serviços pode ser uma excelente alternativa para reduzir custos operacionais. Principalmente se considerarmos que existem alguns processos na imobiliária que não são sua atividade fim. Serviços gerais ou de manutenção, geralmente são os mais terceirizados, isso pela relação de custo versus benefício. Não sendo necessário para a imobiliária manter alguém contratado, com seus encargos, gestão de suas rotinas e eventualmente pouca produtividade.

Serviços mais próximos à atividade fim da empresa, mas que ainda não geram receita também podem ser revistos, como é o caso das vistorias de imóveis. As imobiliárias não nascem para vender vistorias, contudo esta é uma parte importante da atividade fim de locação ou venda de imóveis.

A Rede Vistorias traz ao mercado brasileiro uma alternativa inovadora e segura em vistorias imobiliárias. A tecnologia própria da Rede, acelera o processo, tornando-o fácil e prático, sem perder a precisão dos laudos de vistorias. Neste sentido o processo de vistorias imobiliárias passa a ser viável pela rapidez e redução dos custos.

Se você sente que pode ser o momento de terceirizar as vistorias, indico este post aqui. Ele deve te ajudar nesta reflexão: por que terceirizar?

Você já consegue aplicar melhorias nos processos da sua imobiliária? Quais foram os impactos dessas mudanças? Conte mais da sua realidade!

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias