Indicadores para imobiliárias: tenha seu time alinhado

Indicadores para imobiliárias

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Um planejamento estratégico é primordial para uma imobiliária, não é mesmo? Inclusive, falamos sobre isso na semana passada. Você pode rever esse conteúdo clicando aqui. Com um planejamento bacana é possível olhar o futuro do curto ao longo prazo. Contudo, essa visão que você tem está compartilhada como o seu time?

Planejamento bem feito apresenta métricas. Contudo, pouco adianta ter uma visão sem envolver quem vai participar dessa jornada, te entregando boa parte dos resultados. Neste cenário os indicadores para imobiliárias são ferramentas essenciais.

Os principais alvos que estamos mirando

Duas das características dos indicadores são: específicos e atingíveis. Comumente a lista de indicadores de uma empresa começa pelos indicadores financeiros, essenciais à gestão de qualquer tipo de negócio. Entretanto, não podemos parar por aí.

O time operacional de vendas, por exemplo, não pode ficar de fora. Afinal, o comercial é o coração de uma imobiliária. Indicadores comerciais permitem analisar a produtividade e o desempenho do seu time de corretores. Considere métricas como: número de imóveis vendidos e alugados ou número de prospects* convertidos em negociações com potencial claro de fechamento no curto prazo (prospects*: considere os potenciais clientes que já estão em processo de prospecção).

Outro indicador bastante sensível ao comercial é a efetividade. É possível medir efetividade de várias maneiras, uma delas: a margem de preço mantida de cada corretor, indicando a capacidade de lidar com vendas sem descontos expressivos. Outro é o número de imóveis negociados versus o número de contatos realizados.

Relevância dos indicadores para imobiliárias

Já sabemos que além de específicos e atingíveis, os objetivos e seus indicadores de sucesso devem ser relevantes. Eles devem fazer sentido para a empresa se estabelecer e subir patamares de operação de forma recorrente.

Essa correlação de importância dos objetivos com o futuro da empresa que é o grande “xis” da questão. É esta a mensagem que devemos fazer chegar de maneira precisa a todos os integrantes dos times. Busque garantir que todos avancem no mesmo sentido.

Alinhamento dos objetivos e indicadores com os times

Indicadores bem elaborados, pautados em objetivos claros, permitem à equipe compreender mais facilmente o cenário atual e futuro. Contudo, não acredite que todos vão subentender suas intenções traduzidas em números.

Promova um encontro que reúna todos os envolvidos, uma reunião de kick off 2018. Eu sei que já estamos em fevereiro, mas se uma reunião como essa não foi feita, ainda é tempo. Segue a “receita de bolo” para um ótimo kick off:

Os gestores devem assumir a pauta. Cada um apresenta para seu time, os objetivos, indicadores, prioridades, prazos importantes, o que deve ser perseguido como sucesso.

É preciso destacar o que foi feito até agora, obstáculos vencidos e os desafios que estão por vir. Isso ajudará o participante dessa reunião a entender a relevância dos indicadores que serão apresentados. Desta forma, potencializar o engajamento do colaborador com esses números.

Detalhes importantes: prepare uma boa apresentação, você não quer o participante distraído com o colega do lado, comentando o quão sem graça é a apresentação dos indicadores. Se tiver a oportunidade, convide alguém referência no mercado para falar sobre um tema específico que pode dar uma motivação para o time.

Por fim, mas não menos importante, não deixe de mostrar os desafios do ano, com energia, e como pretendem fazer para alcançar o sucesso. Esse evento deve ter uma carga motivacional intensa, para que todos saiam de lá prontos para correr atrás dos objetivos.

Como sua equipe entende os indicadores para imobiliárias? Você está satisfeito com o engajamento de seus corretores? Compartilhe suas experiências conosco!

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