Follow up na prospecção de clientes para imobiliárias

Prospecção de clientes para as imobiliárias

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Recentemente apresentamos aqui no blog da Rede Vistorias o follow up no mercado imobiliário. Destacamos porque ele é importante e como deve ser considerado em todos os momentos da jornada de um cliente. Inclusive, depois de fechar contrato. Hoje vamos falar do follow up na prospecção de clientes para as imobiliárias.

Trata-se daquele momento em que ainda não fecharam conosco. Estes potenciais clientes ainda estão considerando se vão: alugar, comprar, achar um imóvel bacana, outro maravilhoso. Por ser esse um momento bastante crítico para a imobiliária, vamos aprofundar o follow up neste ponto da jornada. Confira três dicas importantes para follow up na prospecção de clientes para as imobiliárias:

Sempre agregue valor

Ao final de cada ligação, por exemplo, o potencial cliente tem que sair sabendo mais do que quando iniciou a ligação. Como você conhece as necessidades dele e as “suas cartas na manga”, aproveite-as da melhor maneira possível.

É fácil se tornar relevante para essa pessoa, se toda a vez que você estabelece contato, você traz algo de positivo para ela avançar no processo de decisão. Ajudando este prospect a ter tranquilidade que está tomando a melhor decisão.

Invista em agregar valor nas suas interações. Assim você se posiciona como autoridade na cabeça de quem te escuta e não como um vendedor chato.

Melhor forma de contato

Alinhe com o potencial cliente quais são: o melhor canal de comunicação e horários preferidos para estabelecer os contatos. Nos dias de hoje parece que está cada vez mais fácil falar com as pessoas a qualquer momento, pela velocidade de alguns canais. Contudo, se você não estiver alinhado com o cliente poderá parecer invasivo, inconveniente. Não vá correr esse risco!

Essa pluralidade de canais existe justamente para atender diferentes perfis de pessoas. Nem todos gostam de estabelecer contatos de negócios pelo Whatsapp, por exemplo. Tem outros que não adianta mandar email, que não vão ler de imediato e a mensagem vai se perder no timing.

Próximos passos

Ao final de toda interação com seu potencial cliente termine combinando um próximo passo. Exemplo: “Então, Fulano, vou te encaminhar na sequência, por email, a relação das áreas comuns do condomínio”. Deixando o caminho aberto para ser bem recebido no próximo telefonema ou email enviado.

Se você conseguir colocar o próximo passo na responsabilidade dele, na dependência dele te trazer alguma resposta, ainda melhor. Exemplo: “Te encaminhei agora, por email, a relação das áreas comuns do condomínio, como você me pediu. Podes, por favor, avaliar e me responder na sequência, qual das vagas do bicicletário deseja reservar?”. Desta forma, ele sentirá que deve algo e vai buscar te devolver. Em geral as pessoas não gostam desse sentimento de estar em débito com outra.

Acreditamos que com essas três dicas ficará mais fácil criar um relacionamento com seus prospects, realizar as vendas, bater as metas. Como você está fazendo follow up na prospecção de clientes? Acha que pode melhorar?

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