Follow up: como fazer um acompanhamento eficaz na imobiliária

Follow up - Acompanhamento eficaz na Imobiliária

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em outros tempos as imobiliárias precisavam apenas elaborar os contratos de locação e dar as primeiras orientações aos clientes sobre suas responsabilidades. Atualmente, além de ajudar seus clientes na busca pelo imóvel ideal, é sua atribuição acompanhá-los em todos os processos de locação. Neste sentido, que trazemos aqui o conceito do follow up no mercado imobiliário, acompanhamento eficaz na imobiliária.

Follow up é uma expressão que significa “acompanhar” ou “fazer um acompanhamento”. Para garantir a satisfação dos seus clientes, acompanhe-o desde os primeiros contatos, parte burocrática até o pós venda. Vejamos um pouco mais da sua importância e como o follow up deve ser praticado nas diferentes etapas da jornada de um cliente. Confira:

Por que o follow up é importante?

Nosso mercado imobiliário é altamente competitivo, não é mesmo? Curioso é que ainda hoje muitas imobiliárias se preocupam mais em conseguir apenas a assinatura dos contratos. Ao invés de se importar seriamente com o relacionamento com seus clientes. Ainda podemos dizer que: fazer um bom follow up é um grande diferencial.

Esse diferencial — considerado por alguns, algo insignificante — pode mudar o patamar da sua imobiliária. Afinal, estamos falando do aprimoramento do serviço prestado. Com essa mentalidade do bom follow up, podemos:

• Manter um bom relacionamento com todos os potenciais clientes;
• Fazer que percebam a imobiliária realmente se preocupando com eles;
• Aumentar as chances de assinatura do contrato de locação;
• Ampliar a possibilidade dos clientes recomendarem os serviços da imobiliária para outras pessoas por adquirirem confiança em seu trabalho;
• Melhorar a imagem da marca no mercado imobiliário e seu posicionamento frente à concorrência.

Os momentos que você deve fazer follow up

Já dissemos que o follow up deve ser feito ao longo de toda a jornada do cliente, desde os primeiros contatos até o pós-venda. A seguir dicas para a realização de um acompanhamento de alto nível da imobiliária:

Início da jornada

Quando você está avaliando a sua carteira de oportunidades de vendas, busque todos os potenciais clientes e identifique aqueles que sinalizaram alguma urgência. Certamente seus contatos e follow ups vão começar por ali. Aqueles que não estiverem interessados em alugar no curto prazo ou estão apenas buscando opções, também devem ser trabalhados, não os esqueça. Eles podem ser tornar clientes no futuro. Acompanhamento eficaz na Imobiliária.

Buscando por imóveis

Depois de validar os interesses do cliente, já com suas necessidades e exigências em mãos, o corretor deve buscar dos imóveis certos para ele. Nesse ponto da jornada, é importante manter o potencial cliente atualizado sobre a busca. Para isso, você pode enviar mensagens pelos canais que já foram acordados entre vocês como os mais apropriados. Esteja disponível e estabeleça um follow up que o ajude a avançar na jornada de locação. É fundamental estimular para que tire suas dúvidas, que falem da vizinhança e sobre detalhes do contrato.

Monte sua estratégia de contatos recorrentes e execute-a. Deixar toda a velocidade da avaliação nas mãos do interessado pode ser ruim, se ele estiver com muitas prioridades em sua vida, você pode ser deixado para depois. Contatos recorrentes manterão o calor da negociação.

Follow up depois do contrato assinado? Precisa disso?

Sim! O relacionamento da imobiliária com o cliente não acaba com a assinatura do contrato. Por exemplo, perguntando-o depois de um tempo no imóvel se este está atendendo suas expectativas. Por que não perguntar como foi a experiência de locação com a imobiliária? Isso fará o cliente concluir que a imobiliária não estava preocupada somente em fechar um contrato, mas também em atender às suas necessidades reais. Em algum momento futuro essa conduta será reconhecida pelo cliente perante amigos, familiares, colegas de trabalho.

A importância do follow up em imobiliárias ficou clara? Reflita e encontre o seu jeito de ter a visão de como estão avançando as negociações e seu cliente satisfeito em todos os momentos.

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias