Equipe de vistorias, detalhando um dos custos fixos da imobiliária

custos fixos da imobiliária

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Já sabemos como se comportam os custos fixos da imobiliária. Aqueles custos que recorrem mês a mês, independente da quantidade de vendas ou aluguéis realizados. No post de algumas semanas atrás, que você pode rever clicando aqui, nós citamos alguns exemplos deles. Dentre eles será aprofundado aqui o custo fixo de uma equipe de vistorias.

Para aquelas imobiliárias que possuem uma equipe responsável pelas vistorias, mantê-los contratados é um custo fixo, independente se em um mês foram vistoriados, 10, 20 ou 50 imóveis. Em muitas imobiliárias o custo da vistoria é mais facilmente percebido como custo variável, já que com mais vistorias se gasta mais tempo, telefone para os contatos com a equipe do escritório, gasolina para os deslocamentos, as pessoas ficam mais envolvidas, parecendo que trabalham e gastam mais. Contudo, não temos como discordar que a maior parte deste custos são fixos para a imobiliária.

Para calcular a base dos custos fixos de uma equipe de vistorias da imobiliária, considere:

– Aluguel: caso a sede da empresa seja um espaço alugado, considere o espaço proporcional que essa equipe ocupa. A fração do aluguel já denota um dos itens que vai compor esse custo.

Como exemplo: a sede da sua imobiliária tem 250m² e a sala da equipe de vistoria é de 20m². Aplique essa proporção para destacar o custo do aluguel aplicado à equipe. Esses 8% de área ocupada pela equipe de vistorias pode servir como fator para rateio de outras despesas.

– Luz, água, telefone e internet: seguindo o princípio de rateio. Conforme nosso exemplo, destaque 8% das contas concessionárias, planos de telefonia e pacotes de dados. Estes valores devem ser somados para compor o custo fixo da equipe.

– Salários e encargos: este é o custo mais objetivo, não dependendo de rateio. Apenas some os salários e encargos investidos nos especialistas que compõe essa equipe.

A vistoria é algo que exige uma especialização dos profissionais. O ato de verificar um imóvel, observar todos os detalhes estruturais e de acabamentos, certificar-se das condições deste ser habitado. Por isso algumas empresas investem em especialização e manter uma equipe para essa importante atribuição. Optam em não dividir a atividade de um corretor, por exemplo, com a atividade de vistoriador.

As vistorias mal executadas podem decorrer em problemas para a imobiliária. Discordâncias entre a entrada e a saída, na devolução de um imóvel, por exemplo. Mostra-se um ponto importante, pois a vistoria do imóvel vai atestar quais condições o imóvel foi entregue ao locatário, e dessa forma, alinhar o que será entregue para o proprietário ao fim do contrato. Consegue enxergar que grandes problemas de relacionamento com seus clientes, podem decorrer dessa situação? Em alguns casos resultando em ações jurídicas, um grande desgaste para a sua imobiliária.

Considerando a importância da vistoria, aquelas imobiliárias que não podem, ou não desejam manter uma equipe exclusiva para essa atividade podem considerar a terceirização desse trabalho das vistorias com empresas especializadas. Assim farão com que esse custo deixe de ser fixo e torne-se variável, obedecendo assim uma flutuação. Somente ocorrerá a despesa quando comercializado ou locado um imóvel. Pode ser considerado como uma alternativa relevante para excluir esse custo fixo, pesando menos no cálculo dos custos totais.

Como é na sua imobiliária? Existe uma equipe para as vistorias ou essa atividade é feita por colaboradores de outras áreas?

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias