Custos fixos de uma imobiliária, alguns deles

Custos fixos de uma imobiliária

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os custos fixos de uma imobiliária são os gastos que permanecem constantes, ocorrendo mês a mês, independente do aumento ou diminuição na quantidade de vendas ou aluguéis. Os custos fixos são parte importante da estrutura financeira do negócio.

O valor do aluguel, para as imobiliárias que não possuem sede própria, é um dos mais relevantes exemplos de custo fixo. Independentemente da quantidade de imóveis alugados, vendidos ou de negociações efetivadas, o custo do aluguel permanece inalterado. Assim este, representa um importante custo fixo para a operação e prestação de serviços da imobiliária.

Outros exemplos de custos fixos de uma imobiliária:

• Alguns tipos de impostos e taxas: consideram-se aqui aqueles impostos ou taxas que são fixados, mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Para aquelas imobiliárias que optam pelo regime de tributação do Lucro Presumido este são mais presentes. Não oscilam de valor, no período, de acordo com a quantidade de imóveis comercializados ou locados;
• Telefonia e internet: atualmente estas despesas estão, comumente, relacionadas a pacotes de minutos ou dados, não importando muito quantos minutos são gastos na telefonia ou internet. Aqui vale prestar atenção: o monitoramento do uso pode nos fazer compreender que novos pacotes podem ser negociados com as operadoras fornecedoras e consigamos redução desse custo;
• Salários das equipes de perfil administrativo: alguns profissionais da imobiliária são apenas comissionados, sem salários base, não entrando nesta conta. Contudo, existe o pessoal do setor administrativo, de marketing, entre outros que devem ser considerados na listagem de custos fixos.
• Equipe de vistorias: apesar do custo da vistoria ser algo mais facilmente percebido como custo variável, já que com mais vistorias se gasta mais, existe uma parte desse custo que e fixo. Para aquelas imobiliárias que possuem uma equipe responsável pelas vistorias, mantê-los contratados é um custo fixo, independente se em um mês foram vistoriados, 20 ou 100 imóveis. Aqui outro ponto que vale prestar atenção: a terceirização das vistorias com empresas especializadas fazem com que esse custo deixe de ser fixo e torne-se variável, obedecendo assim uma flutuação, conforme aquilo que for comercializado de imóveis e locações. Pode ser considerado como uma alternativa relevante para excluir esse custo fixo, pesando menos no cálculo dos custos totais.

A importância de calcular os custos fixos de uma imobiliária

A gestão financeira orientada a custos tratará os custos fixos e seus controles como fundamentais para qualquer negócio. É com base nestes e outros custos e despesas que será possível trabalhar melhor a definição dos preços praticados pela imobiliária. Estes controles servirão, complementarmente, para a tomada de decisão estratégica relacionada, por exemplo, à contenção dos gastos.

O cálculo dos custos fixos de uma imobiliária exige do gestor financeiro capacidade de diferenciá-lo com relação aos custos variáveis da imobiliária, de forma a obter indicadores confiáveis e assertivos para o controle das finanças. Esperamos que tenhamos ajudado na ampliação desta capacidade de diferenciação, pautando essa reflexão em nosso post de hoje. A análise dos custos fixos e outras despesas em comparação às receitas oferecem ao empreendedor uma visão integral da margem de lucro da empresa e do quanto suas despesas de operação pesam no achatamento dessa margem. A partir dessas visões que outras decisões podem ser tomadas para mudar o rumo da imobiliária, tornando-a cada vez mais saudável financeiramente.

E aí? Gostou da reflexão? Vamos, a partir de agora, olhar com mais atenção para os custos fixos da sua imobiliária?

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias