Como lidar com os diferentes perfis profissionais de corretores de imóveis

diferentes perfis profissionais de corretores de imóveis

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para todo e qualquer tipo de negócio, uma boa equipe de vendas é essencial. No mercado imobiliário não é diferente. Sua equipe de vendas deve ser formada por excelentes corretores. É certo que estes, inevitavelmente, terão perfis profissionais diferentes e você precisará compreender e saber a melhor forma de lidar com cada um deles.

Uma boa liderança é capaz de tirar o melhor da diversidade de perfis para atingir bons resultados. Perceba como é importante uma boa gestão de pessoas, desde a contratação até a gestão do dia a dia da imobiliária. O equilíbrio entre as competências, experiências e comportamentos dos corretores permite atingir diferentes perfis de clientes com necessidades e graus de exigência distintos, o que potencializa os resultados.

Mas, como lidar com diferentes perfis profissionais?

1. Invista tempo em observar as pessoas

Uma boa gestão de equipe de vendedores imobiliários exige tempo para entender não somente as necessidades coletivas, mas também individuais. Como, potencialmente, será necessário lidar com diferentes perfis profissionais, dedique tempo para observar e conhecer melhor cada um dos profissionais. Tenha claro suas características, suas habilidades e quais dificuldades comumente encontram.

Conhecer essas competências e características cada um facilita a gestão do grupo. Isso permitirá alocá-los para as atividades certas, respeitando suas aptidões e sua personalidade. Explorar corretamente as qualificações de cada um dos diferentes perfis profissionais contribui para a criação de um ambiente de trabalho agradável. A motivação dos funcionários por estarem fazendo o que fazem de melhor pode ser contagiante, melhorando os resultados de todos.

2. Trabalhe mais os feedbacks

O resultado e comportamento perante os desafios diários de cada vendedor são fundamentais para a avaliação deles e condução do time. Oferecer informações que possam construir melhorias, para os diferentes perfis profissionais, em conversas periódicas – o feedback –, é uma excelente ferramenta para aplicar a seus funcionários.

Celebre com eles suas conquistas, parabenizando por seus resultados e esteja atento ao que eles têm a dizer, ouça. De outra forma, se o profissional cometeu alguma falha ou precisa melhorar, converse reservadamente. Ofereça o seu apoio e apresente dicas construtivas. O feedback permite que conheças melhor seus corretores, entenda a razão dos resultados e proponha soluções para melhorá-los, quando necessário. Esse processo deve ter sempre um resultado positivo para os colaboradores, seu enfoque é promover engajamento e motivação.

3. Estimule o desenvolvimento profissional

Um setor de vendas com bons resultados é fruto de uma equipe de corretores equilibrada, com diferentes perfis profissionais sim, mas que balanceando os perfis consiga resultados consistentes. Você pode contar com profissionais com habilidades e potenciais distintos. Enquanto um apresenta personalidade mais reservada e excelente conhecimento técnico, outro pode ter carisma e talento para negociações, mas não dominar bem os aspectos técnicos.

A gestão desses diferentes talentos deve estar atenta para incentivar o desenvolvimento de cada corretor. Oriente-os como contornar suas dificuldades, incentive-os a capacitação pessoal e profissional. Sugerindo, por exemplo, participação e cursos ou eventos que façam sentido para eles.

Concluindo

A gestão de diferentes perfis profissionais em uma equipe de vendas exige lideres atentos e preparados, capazes de incentivar o crescimento individual de cada corretor e utilizar suas habilidades de forma a atingir os objetivos da imobiliária.

O que me diz depois dessa reflexão? Como gerencia os diferentes profissionais da sua equipe? Conte suas experiências!

Siga-nos no Instagram.

Mais para explorar

Ilustração de prédio em construção e engenheiros analisando o projeto de obra
Construtoras

Por que vistoriar imóveis em construção?

Você conhece a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Essa frase expressa uma ideia que pode ser aplicada a diferentes contextos, mas sempre em prol do mesmo objetivo: se proteger contra fenômeno

Parceria beiramar
Parcerias

Parceria de sucesso: Rede Vistorias x Beiramar

Ao longo dos seus cinco anos de existência, a Rede Vistorias consolidou sua atuação em cidades de todo Brasil, contando com o apoio de diversas empresas parceiras

Categorias

vistorias para imobiliárias

Imobiliárias

vistorias para construtoras

Construtoras

vistorias para condomínios

Condomínios

vistorias para você

Para Você

iconessite [Recuperado]-11

Novidades

iconessite [Recuperado]-09

Parceiros

iconessite [Recuperado]-10

Franquias