Estratégia de conteúdos para imobiliárias: Como montar uma?

IMOBILIÁRIAS

O marketing digital nos últimos anos tem sido amplamente difundido no Brasil. Veio como uma alternativa para incrementar as relações das empresas com seus clientes e potenciais clientes. No mercado imobiliário ocorreu da mesma maneira. Uma base forte para o marketing digital funcionar é a geração de conteúdos. Desta forma, vamos trazer hoje uma sugestão inicial de estratégia de conteúdos para imobiliárias.

Para iniciarmos esse exercício precisamos trazer à tona a visão do funil. Uma figura que frequentemente representa o fluxo de potenciais clientes vivendo diferentes momentos da jornada de busca por uma locação ou compra de um imóvel. O funil recebe sempre um número qualquer de pessoas no seu topo que vai diminuindo ao longo do tempo, quando as negociações vão avançando. Essa redução vai até o seu final, o fundo do funil, quando restam apenas alguns contatos que avançaram bem e estão prestes a fechar com sua imobiliária.

Vamos destacar cada uma das etapas do funil e como podemos criar conteúdos que sejam significativos para cada momento.

Atração, topo do funil

Aqui onde começa a estratégia de conteúdos para imobiliárias. Os primeiros conteúdos são aqueles que abrirão as portas para seus visitantes. Nesta fase são criados os materiais que possuem informações mais iniciais dos imóveis e favorecem a construção de autoridade da sua imobiliária.

Você pode começar a produzir conteúdos como: um guia do bairro onde está localizada a maior parte de seus imóveis da carteira. Neste guia o interessado terá acesso a todas as facilidades que o bairro oferece a seus moradores, escolas, mercados, farmácias, academias, centros comerciais, entre outras. Assim que o guia do principal bairro estiver pronto, siga produzindo para os demais bairros importantes ou regiões onde se aglomeram seus imóveis.

Nesta mesma linha podemos ser mais específico. Por exemplo: guia dos principais restaurantes da região “x”, acertando mais uma vez os interessados e começando a construir um cenário que aquela região é uma excelente opção para ele considerar. Outro exemplo, um guia de bem estar na região “x”, onde você pode listar as academias e espaços públicos, como parques, para a prática de atividades voltadas a saúde e bem estar.

Nutrição, meio do funil

A partir do momento que conseguimos atrair interessados para perto da nossa imobiliária, precisamos nutrir esse relacionamento para que possamos colher frutos no médio prazo. Se não interagirmos com os interessados, precisaremos de muita sorte para que eles por conta própria continuem sua busca e voltem nos procurando prontos para comprar ou alugar algo conosco.

A estratégia de conteúdos para imobiliárias no meio do funil apresenta materiais que envolvam a consideração de adquirir algo por parte do cliente. Serão conteúdos mais robustos, como exemplos: Manual de Facilidades do Empreendimento “Y”; eBook das principais obrigações de um locatário; Infográfico, o que é melhor para meu momento de vida, alugar ou comprar um imóvel; Planilha como me programar para comprar um imóvel.

Fechamento, fundo do funil

Neste ponto da jornada de compra o cliente já está certo que vai alugar ou comprar um imóvel, potencialmente já selecionou seu bairro, as características que espera do imóvel e o quanto pode investir. Conteúdos que ajudem nas últimas etapas de tomada de decisão e até mesmo em como lidar na conclusão da compra são bem-vindos.

Podemos citar como bons conteúdos para essa etapa do fundo do funil: Planilha de cálculo para financiamento imobiliário; Infográfico de como não sofrer com a mudança; Lista dos principais bancos para financiamento.

Toda essa estratégia de conteúdos para imobiliárias pode e deve ser constantemente revista, para que possamos adaptar nossos materiais aos movimentos do mercado. Precisamos sempre conversar na mesma linguagem de nosso público alvo.

Sua imobiliária já tem uma estratégia de conteúdos ativa? Se ainda não tem, aproveite e dê os primeiros passos. Quais outras ações de marketing digital você aplica?

SAIBA COMO SE TORNAR UM FRANQUEADO DE SUCESSO