Quer acesso a materiais gratuitos?

IMOBILIÁRIAS

Tendências para 2019 no mercado imobiliário

06 • Dezembro • 2018

Estamos no último mês de 2018, com uma expectativa de inúmeros especialistas do mercado imobiliário que o próximo ano será muito melhor que os anos recentes. Estamos vivendo a expectativa do início de um novo ciclo de boom imobiliário no Brasil. Vejamos a seguir, quais são as tendências para 2019 no mercado imobiliário. Se o momento for realmente de retomada para um crescimento, estejamos atentos às tendências para aproveitar as primeiras oportunidades de negócios.

Retomada do crédito

Estamos vivendo um momento de estabilidade na taxa SELIC, referência mercadológica para as operações de crédito. A previsão para 2019 é que a taxa continue em patamares baixos, trazendo de volta às famílias a postura de poupadores. Para boa parte da população brasileira o ato de poupar e estabelecer-se financeiramente estão muito relacionados à subsequente aquisição de um imóvel. Bancos estatais e privados, além de financiadoras, estão trabalhando fortemente neste segundo semestre de 2018 para serem mais atrativos em suas linhas de crédito e a tendência é que continuem nesse caminho. Acesso ao crédito estimula o consumo de bens duráveis.

Imersão na tecnologia

Quando pensamos nas alternativas tecnológicas, em geral reconhecemos que muita coisa tem mudado muito rapidamente. Antigamente as mudanças tecnológicas eram mais lentas de ocorrerem, hoje tudo é muito dinâmico com a disseminação rápida de informação, conectividade em nível mundial e sede dos consumidores por acesso a qualquer dado o mais rápido possível. Com tanta facilidade o perfil do nosso consumidor vem mudando velozmente. Para aqueles consumidores que optam pelos serviços das imobiliárias, muita coisa continua sendo tendência para 2019. As imobiliárias seguirão mudando seus sites para o estilo marketplace, seu espaço vai compartilhar outros serviços de interesse de seus clientes. Desta forma é ampliada a camada de serviço e a percepção de valor é aumentada. Podem ser oferecidos serviços de seguros, concessão de crédito, entre outros. Outras duas tendências para 2019 no mercado imobiliário, para otimizar o tempo dos corretores e seus clientes, é foco em ampliar os tours 360º e visitas por realidade virtual de dentro da imobiliária. Encontramos com muita frequência clientes que resolvem sua vida na hora de locar um imóvel por conta própria. Algumas imobiliárias perderam espaço para portais de anúncios e outras plataformas de locação, como a startup QuintoAndar, fundada em 2013 e que recentemente recebeu sua terceira rodada de investimentos, no valor de 250 milhões, sendo avaliada em Um Bilhão de reais. No QuintoAndar a proposta é que o aluguel seja rápido, sem fiador e com segurança. Eles já atendem algumas grandes cidades no Brasil e pretendem continuar crescendo expressivamente.

Tendências para 2019 no mercado imobiliário: Data Driven

Data Driven é o conceito de orientar suas decisões pautadas em dados. Convenhamos, aquilo que é medido, visível ao gestor, é mais fácil de ser ponderado e encaminhado para a tomada de decisão. Como, atualmente, estamos muito conectados, é cada vez mais fácil ter acesso a dados relevantes do consumo dos nossos potenciais clientes. Imaginemos o que você poderia fazer de ação de marketing e vendas, sabendo que os clientes que buscam por um imóvel de característica X, consomem Y produto ou serviço, frequentam restaurantes Z, entre outras informações. Nosso desafio é acertar o potencial cliente com nossa oferta o mais rápido possível, para evitar o aumento dos custos de aquisição desse cliente. Com esses dados em mãos é como seu tivéssemos uma “mira a laser” para acerta-los rapidamente. Sua imobiliária está pronta para o novo ano? Quais dessas tendências para 2019 no mercado imobiliário já é realidade para você? Que venha esse novo ciclo com muitas novidades e que possamos desfrutar desse próximo boom.