Quer acesso a materiais gratuitos?

IMOBILIÁRIAS

Startups que estão ajudando as imobiliárias a trabalhar melhor

31 • Janeiro • 2019

Startup, termo em inglês que indica: começar algo. Este termo está diretamente relacionado com soluções e empresas que estão nos primeiros estágios do seu “ciclo de vida”. São negócios emergentes que buscam explorar atividades pontuais, com alto valor agregado às pessoas, empresas e outras formas de organização. Hoje vamos apresentar startups que estão ajudando as imobiliárias a trabalhar melhor.

Como dissemos startups existem inicialmente para resolver problemas pontuais. Elas não nascem focadas em serem grandes empresas, isso acaba sendo uma consequência, para algumas. Startups procuram resolver algo extremamente relevante para seus clientes e quando conseguem com sucesso, naturalmente, vão ganhando espaço de mercado e, por consequência, ampliando sua camada de produtos e/ou serviços.

Sendo organizações mais enxutas, conseguem mudar rapidamente os rumos de produtos ou serviços oferecidos. Essas mudanças são pautadas nos feedbacks dos próprios clientes e do restante do mercado. A validação da aderência da startup ao mercado é algo que precisa ser dinâmico, para que um rumo errado seja corrigido exatamente como o mercado espera e continue gerando valor aos clientes. Em uma startup não é possível trabalhar com apego aos projetos, é necessário ouvir o mercado constantemente.

Esse dinamismo característico das startups promove uma receptividade dos clientes muito interessante, em inúmeros casos os clientes são trazidos para dentro da startups para apoiar na reconstrução de uma oferta de produto ou serviço. Isso facilita o cliente a ter uma solução totalmente validada e orientada às suas necessidades reais como empresa. No mercado imobiliário não é diferente. Vamos conhecer agora algumas startups que estão ajudando as imobiliárias a trabalhar melhor.

Para gestão e qualificação de Leads

Sua imobiliária tem presença na web? Um site bem feito, redes sociais que geram engajamento? Todas as pessoas que trafegam por seus canais digitais são considerados visitantes, são anônimos. A partir do momento que deixam alguma forma de contato, telefone ou email, no site, chat, redes sociais ou outro passam a ser considerados leads.

Você pode trazer o conceito de lead para o mundo offline também, se sua imobiliária participa de um evento, uma feira, por exemplo, todos os visitantes no seu estande, são visitantes anônimos. A partir do momento que você retém um dado cadastral este visitante passa a ser um lead e você pode estabelecer contato com ele posteriormente.

Uma startup que ajuda as imobiliárias na gestão e qualificação dos leads gerados é a Bider. A Bider propõe ser a ferramenta que vai coordenar ações de relacionamento com clientes que foram atendidos, mas ainda estão procurando imóveis. Funcionam com a automatização de recomendação de imóveis inteligente e personalizada para cada cliente. A Bider consegue combinar as preferências dos clientes para locação ou compra de imóvel com a automação de recomendação personalizada e afirma que aumentará seus percentuais de conversão de negócios em aproximadamente 10%.

Informações sobre o imóvel

A Play2sell oferece uma forma de capacitar times de vendas de maneira divertida, escalável e mensurável. Eles desenvolveram um aplicativo de celular que utiliza técnicas de gamificação e storytelling, treinando equipes em conteúdos de produto, técnicas de vendas e mais, o que ajuda a fechar mais negócios.

São especialistas em mercado imobiliário, por conta disso essa ferramenta é tão difundida entre os corretores e consideramos uma das startups que estão ajudando as imobiliárias a trabalhar melhor. Quem é corretor de imóveis sabe como é ruim estar apresentando um imóvel e alguma informação importante para seu cliente lhe faltar.

Agilidade na aprovação financeira de clientes

No mercado imobiliário ainda existe a figura do fiador. O garantidor financeiro da locação, caso o inquilino falte com seus compromissos de pagamento. Muitas vezes localizar um fiador com os critérios necessários para gerar segurança às imobiliárias era algo muito demorado e que poderia custar o fechamento do negócio.

Pensando em agilizar esse processo e diminuir as perdas das imobiliárias a CredPago lançou  a fiança locatícia. Esta pode ser utilizada para locação de imóveis residenciais e comerciais onde o inquilino vai locar com menos burocracia, sem necessidade de um fiador, sem comprovação de renda e utilizando seu cartão de crédito.

Vistoria imobiliária

Já falamos de gestão e qualificação de leads, como manter seus corretores informados sobre os imóveis e facilidades na aprovação financeira e agora, imaginando que já fechamos negócio, é hora da vistoria imobiliária. A vistoria em imóvel é algo imprescindível no processo de locação ou venda de um imóvel, já falamos sobre isso aqui no blog. A vistoria terceirizada e especializada descomplica a gestão interna, traz muita segurança a imobiliária e facilita a condução do processo de locação ou venda de imóvel.

Uma startup que reformulou o jeito de fazer vistorias no Brasil é a Rede Vistorias. Empresa catarinense que para conseguir atender nosso país como um todo, expande suas atividades através do modelo de franquias. Atualmente atende mais de 150 municípios, com tecnologia e metodologia próprias, além de profissionais qualificados constantemente.

E aí? Está pronto para fazer parte dessa revolução e se beneficiar dessas e outras startups que estão ajudando as imobiliárias a trabalhar melhor? Se você sentiu falta de alguma startup nessa pequena lista, manda uma mensagem para nós.