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IMOBILIÁRIAS

Instagram para aumentar as vendas da imobiliária

14 • Janeiro • 2019

Mais uma de tantas redes sociais disponíveis. Contudo, nos últimos anos a relevância do Instagram só aumenta. Estima-se que atualmente esta rede conte com mais de um bilhão de usuários. Aqui no Brasil, para alguns tipos de públicos, ela é a mais relevante, desbancando sem cerimônias o Facebook. Como deixaremos de usar esse canal de relacionamento com o mercado para aumentar as vendas da imobiliária?

O Instagram começou, nos seus primórdios, focado no compartilhamento de fotos, era comumente usado por profissionais das artes, decoração, arquitetura, gastronomia, qualquer pessoa ou profissional que valorizasse demasiadamente o visual. Ele foi ganhando espaço na vida dessa massa de usuários muito pela sua estratégia mobile, acesso prioritário por celular. É possível acessar via navegador da internet no seu notebook, por exemplo, mas a esmagadora maioria dos usuários - certamente - nunca fez um acesso sequer na interface www.

Esse canal de comunicação com o mercado é muito dinâmico, permite que você faça muitas postagens sem parecer chato, permite vídeos para trazer um dinamismo nas interações, permite integrações com outras redes, entre outros benefícios. É preciso saber com que público você deseja falar, como comunicar e estabelecer rotinas que promovam as interações. É a partir do relacionamento que podemos aumentar as vendas da imobiliária.

Rotina no Instagram para aumentar as vendas da imobiliária

Tenha um planejamento das ações que serão executadas semanalmente, sempre presente e ativo na rede. Coloque em um cronograma o que será feito na segunda, terça e demais dias da semana. Use dias diferentes para apresentar imóveis de bairros ou propostas diferentes. Aproveite para intercalar os imóveis, com seu dia-a-dia na imobiliária, dicas do mercado imobiliário, conteúdos relevantes para seu potencial cliente, entre outros.

Se você focar exclusivamente em vender ou alugar imóveis pelo Instagram, este será basicamente um cardápio digital. Essa estratégia é conhecida como panfletagem digital e não costuma engajar os visitantes. Seja uma marca que agrega valor aos visitantes, estabeleça relacionamento e isso vai aumentar as vendas da imobiliária.

Feed

O Feed é a “linha do tempo” do Instagram, onde a maiorias das publicações acontecem, sejam elas fotos ou vídeos de até um minuto. Deixe registradas imagens com alta qualidade, descreva textos com detalhamento, aproveite a função de múltiplas imagens em uma mesma postagem e insira hashtags (#). O “jogo da velha” ajuda a segmentar os assuntos, facilitando que tem interesse nesses temas encontrar sua publicação.

Contudo, já se foi o tempo em que fazia sentido empilhar dezenas de hashtags em uma mesma postagem. Mudanças “recentes” no algoritmo do Instagram agora privilegiam postagens com no máximo cinco hashtags vinculadas. Foque sempre na relevância do texto associado a foto, isso é que faz a diferença.

Stories

Outra funcionalidade do Instagram bastante dinâmica é o Stories, espaço para você postar imagem ou vídeos curtos, que poderão ser conectados uns aos outros contando uma história mais longa. Tome dois cuidados aqui! Atualmente histórias muito longas não engajam a maioria dos públicos alvo. Estamos, em linhas gerais, cada vez mais sedentos por vídeos curtos e com mensagem agregadora.

Quase me esqueci do outro cuidado... É que o Stories do Instagram hospeda seus vídeos por no máximo 24 horas. Grandes produções, extremamente elaboradas, são apagadas automaticamente no seu “aniversário” de um dia.

Postagens no Feed e Stories podem ser impulsionadas através de patrocínio. Sua imobiliária adiciona créditos à conta, cria uma campanha, segmenta o público alvo, escolhe período de veiculação e espera que mais pessoas chave sejam impactadas.

Temos muitas alternativas para campanhas de alto impacto, basta conhecer nosso público, comunicarmos assertivamente e estabelecer a verba da publicidade de maneira correta. Nossa sugestão é que você faça alguns testes com verbas menores antes de colocar muito dinheiro em apenas uma campanha. Procurar uma agência especializada em geração de negócios pelo Instagram pode ser uma ótima opção.

Destaques dos Stories

Lembra que eu falei que a publicação em imagem ou vídeo no Stories fica disponível por apenas 24horas? Temos uma solução para isso. Dentro o Instagram existe um espaço no perfil chamado ‘Destaques dos Stories’. Nesse ambiente você pode arquivar o conteúdo do seu Stories por mais de 24 horas.

Deixe ali hospedados os conteúdos que são “matadores”, aqueles que são importantíssimos para seus potenciais clientes, clientes atuais e parceiros. Você pode aproveitar os feedbacks que geram seus Stories para decidir qual ficará armazenado nos Destaques dos Stories. Faz sentido, não é mesmo?

Existem outras ferramentas que o Instagram oferece para você aumentar as vendas da imobiliária! Contudo, falaremos sobre elas em um próximo post. Continue nos acompanhando!